Protetor solar: tim tim por tim tim

por Sonia Corazza

Protetor solar cosmético é a denominação para fórmulas contendo agentes químicos ou físicos que têm a capacidade de proteger a pele da radiação solar no comprimento ultravioleta.

Continua após publicidade

Vou ensinar a vocês alguns nomes químicos importantes, para que possam procurar no rótulo dos seus produtos e entender que tipo de proteção essas fórmulas oferecem.

Os ingredientes que fazem parte desse grupo de substâncias são chamados de "filtros absorvedores de UV". Eles podem ser classificados em filtros físicos, que compreendem basicamente os ingredientes dióxido de titânio (Titanium dioxide) e óxido de zinco (Zinc oxide), e os filtros químicos, cujos principais representantes são: Octyl methoxycinnamate, Benzophenone-3, Avobenzone, Homosalate, Octocrylene, Octyl salicylate, Phenylbenzimidazole sulfonic acid, Ethylhexyl Triazone e 4-Methylbenzylidene Camphor.

Booster ou super

E finalmente as substâncias denominadas como "boosters", que ampliam o FPS esperado, dessa forma o formulador consegue usar menos absorvedores filtros e químicos para conseguir o resultado esperado. E aqui quero ressaltar um fotoprotetor que realmente faz a diferença, formado pela família dos derivados do café verde. Desde o óleo, até a biomassa da matéria seca, o café verde é um verdadeiro ouro verde para as fórmulas de protetores solares, pois possibilita a diminuição na concentração de absorvedores físicos e químicos, menor custo final de formulação e agrega benefícios adicionais, como o potencial antioxidante e a capacidade de repor lipídeos importantes para manter a hidratação da pele.

Continua após publicidade

Fórmulas multifuncionais são a grande tendência. Um protetor solar deve também hidratar, proteger do envelhecimento precoce, manter a textura macia da pele e funcionar como um acabamento que dissimula imperfeições.

Está na hora de se preparar para a chegada do verão e sua pele precisa de proteção para se manter saudável e bonita!