DESTAQUES

Quando o medo te paralisa

Thaís Petroff 03/08/2018 PSICOLOGIA
Quando o medo te paralisa
Fonte: imagem Pixabay
Enfrentar nossos medos nos faz aprender, crescer e nos expandir

Por Thaís Petroff

O medo te faz parar e pensar ou ele te paralisa?

Medo é algo necessário para nossa sobrevivência, pois sem ele, com certeza, já teríamos nos colocado em apuros ou até nos machucado bastante. Quando você tem medo de dirigir muito rápido, de se debruçar sobre uma janela alta, de aceitar carona de um estranho, de andar só de madrugada etc esse medo está te protegendo e preservando sua sobrevivência. Ele faz com que você fique mais atento e tome mais cuidado em situações que são compreendidas como de risco.

Até aí está tudo certo. O problema se dá quando o medo ultrapassa o papel de alertar e passa a paralisar. Aí ele deixou de ser útil e está atrapalhando. Na verdade, é você quem está fazendo com o que o medo tome essa proporção entendendo que ficar paralisado é mais seguro do que se mover em qualquer direção. A grande questão, é que geralmente essas situações em que ficamos paralisados muitas vezes têm mais a ver com interpretações distorcidas nossas do que algo que efetivamente precisamos temer.

Associamos uma situação presente com algo ruim que vivemos no passado, duvidamos de nossa competência, pensamos o pior e então nossa reação fisiológica é como se estivéssemos em perigo; e dessa forma travamos.

Se você compreender que o medo deve ser como a luz amarela do semáforo, fazendo com que você preste mais atenção e fique mais alerta e não como a luz vermelha do semáforo, que pede que paremos; então você estará utilizando o medo apropriadamente.

Se o medo está te paralisando compreenda o que está passando em sua cabeça que está te deixando tão assustado; e trate de conversar com esses pensamentos. Enfrentar nossos medos nos faz aprender, crescer e nos expandir. Se ficar refém do medo, o sofrimento logo baterá à sua porta e você se sentirá tolhido de viver a sua vida.


Fonte: www.thaispetroff.com.br




TAGS :

    como, lidar, medo, tcc, psicologia

Thaís Petroff

Formada em Psicologia pela PUC-SP e é Master Coach. Utiliza a Terapia Cognitivo Comportamental como base do seu trabalho, mas sabendo da profundidade e complexidade do ser humano, fez formação em Bioenergética, Programação Neurolinguística e Yoga se focando em auxiliar as pessoas a desenvolver e manter emoções mais equilibradas e saudáveis. Foca-se em desvendar e compreender a desafiadora prática das relações, promover transformações cognitivas, emocionais e comportamentais nas pessoas que a procuram e disseminar conhecimento através das mídias sociais. http://www.thaispetroff.com.br



ENQUETE

Qual candidato à Presidência terá mais condições de melhorar o índice da FIB (Felicidade Interna Bruta) e o do IDH (índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.