Cuide do rosto, cabelos, mãos e pés em apenas 20 minutos diários

por Sonia Corazza

Parece incrível, mas ouço diariamente a mesma ladainha, uma espécie de mantra que ficou implantado nas vozes de milhares de mulheres que correm feito loucas nas grandes cidades por esse pais afora: “Não tenho tempo de cuidar de mim”.

Continua após publicidade

Barbaridade! Então como seguir a vida, se não há, nas benditas 24 horas de cada dia, pelo menos 10 minutos pra cuidar da pele do próprio rosto? Pelo menos umas duas horas pra se alimentar corretamente? Pelo menos uns 60 minutos pra fazer qualquer atividade física, e olha que até varrer a casa vale, hein?

Onde está a atenção dessas pobres coitadas, criaturas que pensam que podem cuidar dos outros antes mesmo de olhar para si mesmas? Até na Biblia está escrito que se deve cuidar antes de cada um de nós para então dar assistência ao próximo. Até a aeromoça de qualquer companhia de aviação diz para botar a máscara de oxigênio primeiro em você e depois ajudar o próximo!

Cuidar da SUA pele, dos SEUS cabelos e das SUAS unhas é um ritual de saúde preventiva, isso mesmo, prevenção!

Quando se passa um creme, massageando cada mínima área de pele do corpo, ao se deslizar os dedos pelo couro cabeludo, ao se lixar as próprias unhas, é como se estivéssemos fazendo uma avaliação da condição da própria pele, e de seus anexos em várias de suas regiões. E com isso vem a certificação de que tudo está em ordem, cada mínimo pedaço do seu “condado” está saudável e mostra boa aparência.

Continua após publicidade

Simples, fácil e rápido

Lavar o rosto pela manhã e à noite com um sabonete liquido ligeiramente ácido mantém micro-organismos nocivos longe. E demora menos de dois minutos.

Aplicar um hidratante com filtro solar evita os danos causados pela radiação solar excessiva, entre esses o envelhecimento precoce e o câncer de pele. E vai tirar apenas três minutos do seu dia. Em 10 minutos diários você cuida da pele do rosto e a mantém saudável, macia e homogênea por mais tempo.

Continua após publicidade

Massagear as unhas e cutículas com um outro creme especificamente formulado para essa região, contendo por exemplo, óleo essencial de melaleuca alternifólia, vai manter fungos bem longe das suas mãos e pés. E vai gastar uns cinco minutos da sua cota de horas diárias. São os pés que te levam mundo afora. São as mãos, ferramentas preciosas. Será que não merecem cinco minutos da sua agenda?

Ativar a circulação do couro cabeludo com o toque pontual dos dedos, pressionando levemente essa pele, da nuca para as têmporas, vai ativar a microcirculação periférica e manter fios de cabelo brilhantes. E serão somente mais cinco minutinhos.

Mulherada acelerada, por favor, parem agora! E comecem já a gastar esses referenciados 20 minutos para iniciar uma viagem sem volta: cuidar de vocês mesmas!