A antítese da felicidade

Por Thaís Petroff

Todos queremos ser felizes, nos sentirmos mais realizados e plenos. O problema é que muitas vezes acabamos caminhando mais contra esses objetivos do que a favor.

Continua após publicidade

Não gostamos de sentir dor e de sofrer, não é mesmo? E, desde muito novo, somos ensinados a evitar determinadas situações para que não nos façam mal. Como por exemplo: “Não suba aí porque senão você VAI cair e bater a cabeça” ou “Não faça isso se não você VAI se machucar”. Fica implícito que se arriscar é certeza de sofrimento.

Por isso, muitos de nós acabamos desenvolvendo muito medo e, para nos protegermos, mesmo já adultos, ficamos na zona de conforto (que de confortável só tem o nome) mas, que pelo menos nos é conhecida.

Passamos então a evitar situações novas, que poderiam sim nos levar a contextos melhores, mas para isso precisaríamos nos arriscar.

Quem nunca desejou fazer algo que parecia uma ideia bastante interessante, mas se cerceou por medo? Quem nunca se viu fazendo outra coisa profissionalmente, mas não se permitiu experimentar por medo?

Continua após publicidade

O medo tolhe nossa felicidade e realização. Nós vivemos evitando sentir medo e por isso acabamos buscando não sermos infelizes, em vez de focarmos na felicidade.

O grande paradoxo aí é que na intenção de não sofremos, acabamos sofrendo. Por isso, que tal mudar sua percepção e ver que evitar o sofrimento, o medo e a infelicidade não estão te deixando mais feliz.

Permita-se arriscar a ser feliz. Sim, é preciso coragem, muito mais do que para ser infeliz, mas será que a recompensa não vale o esforço?

Continua após publicidade

 

Fonte: www.thaispetroff.com.br