Saiba conciliar beleza e saúde

por Sonia Corazza

Vamos falar sobre forma física, saúde e bem-estar. Gente, acho que todas as mulheres que conheço desejam emagrecer pelo menos dois quilos, mesmo as magérrimas, que neurose! Você olha a menina ao seu lado, que está linda, impecável, com tudo no lugar e a menção é sempre a mesma: "Preciso emagrecer!" Quase não dá prá acreditar!

Continua após publicidade

A mídia tem falado do perigo das modelos magérrimas, com IMC ( índice de massa corpórea) abaixo do considerado saudável e seguro pela área médica, mas parece que não há nenhuma decodificação para o público final. E não é para menos… Você abre qualquer revista de moda, observa vitrines de lojas, freqüenta bares, teatros, restaurantes ou qualquer outro lugar onde gente formadora de opinião se concentra e vê sempre a mesma coisa: mulheres secas, de calça skinny, justésimas, agarradésimas a contornar uma idéia de perna, um pensamento de quadril. Se vestidas estão assim fininhas, por favor, façam um exercício de imaginação e visualizem tais corpos desnudos: uma catástrofe de ossos empilhados.

Beleza como sinônimo de saúde

Sim, Gisele Bündchen é mesmo um case fora do comum, com biotipo alto, magra e saudável, é um exemplo de bela e seca. Mas maioria das mulheres brasileiras têm, estatura de média para pequena, quadris recheados e pernas roliças, bem distantes do padrão a la Bündchen.

A única diretriz a seguir é, de fato, buscar novos referenciais para o modelo estético. Talvez a ex- miss Brasil, Marta Rocha seja uma lembrança do passado que possa demonstrar o quanto a brasileira tem polegadas a mais. Talvez a presença brejeira da Juliana Paes traga a consciência do quão belo é um quadril mais cheinho, um bumbum mais avantajado, pernas mais redondas.

Continua após publicidade

Cosmética como coadjuvante

Claro que não farei a apologia da gordura, nunca! Minha bandeira é pela saúde total. É imprescindível se alimentar corretamente, adotar uma rotina de exercícios físicos adequados para fortalecer a musculatura e escolher fórmulas cosméticas que ajudam a firmar, tonificar, definir as linhas corporais. Sem desespero e com a busca correta é possível ter um corpo mais bonito, bem delineado, forte e, sem dúvida, mais macio e cheiroso – bem ao gosto dos homens de todos os países.

Saúde fashion

Continua após publicidade

Ser saudável está na moda. Escolha comer uma dieta balanceada, monte um prato bem colorido, priorize alimentos integrais, naturais de origem vegetal ou pouco processados. Ande, nade, corra, respire, mas tudo em harmonia com seu estilo de vida, seu prazer é fundamental para dar continuidade a atividade escolhida. Busque produtos cosméticos comprovadamente eficazes, testados dermatológica e clinicamente. Consuma com inteligência. Só assim você pratica a beleza de foram inteligente e fica feliz com o corpo que tem.