Uma ação imediata para aliviar a tensão e o estresse

Por Miriam Rodrigues

O estresse crônico é prejudicial e atrapalha nossa saúde mental e física, mas isso já estamos carecas de saber!

Continua após publicidade

O que precisamos compreender é que, quando o estresse passa de uma situação eventual para algo recorrente, nosso corpo vai se acostumando com a liberação contínua de cortisol – o hormônio do estresse, que aos poucos vai se tornando um veneno para o corpo.

Por meio de nossos pensamentos e sentimentos, podemos alterar essa situação.

Técnicas de respiração e relaxamento são fundamentais para uma ação imediata – veja aqui.

Algo que já sabemos é que é comum os níveis de estresse diminuírem à noite, quando nossa resposta ao estresse fica quase que inativa – se não diminuem, enfrentamos a insônia ou outros distúrbios do sono.

Continua após publicidade

As respostas fisiológicas ao estresse crônico fazem com que nosso sistema imunológico fique altamente vulnerável. Assim, doenças oportunistas aparecem para prejudicar ainda mais nossa saúde; tais como resfriados recorrentes, hipertensão, diabetes, neurodermatites, dores, depressão, ansiedade e o agravamento de outras doenças autoimunes. Também podem surgir distúrbios gástricos, como úlceras.

E como se combate o estresse?

Como já disse neste texto, técnicas de respiração e relaxamento são essenciais.

Continua após publicidade

Mas uma outra aliada poderosa é a ocitocina. A ocitocina auxilia a redução do estresse. Então, envolver-se em atividades que promovam sua liberação é fundamental.

Por exemplo: ter uma ótima rede de apoio, divertimento em grupo, compartilhamento do riso, abraços…

Tendo em vista que a ocitocina é o hormônio do amor e da felicidade, talvez você também saiba o que fazer para reduzir o estresse… rsrs

Saúde emocional é coisa séria.

Cuide-se!