Diga SIM para o que deseja

Por Dulce Magalhães

Você já deve ter lido várias recomendações para exercitar o Não para tudo o que não quer fazer ou viver. Essa é uma técnica chave na gestão do tempo. Entretanto, essa é apenas parte da equação, a outra parte é dizer Sim para o que se deseja. Não basta negar o que não se quer, é preciso confirmar, afirmar e implantar o que se quer.

Continua após publicidade

Naturalmente é um desafio dizer Não para coisas que são importantes, mas que tiram o foco de nossas prioridades, por exemplo, negar-se a fazer uma extensa carga horária de trabalho de 10 ou 12 horas diárias, mesmo que a demanda seja intensa e a responsabilidade grande. Porém, o desafio ainda maior é dizer Sim para o lazer necessário, a atividade física imprescindível ou o precioso tempo para brincar com as crianças.

Tanto o Não como o Sim são desafios porque exigem escolhas e quando falamos em processo decisório entram em cena questões subjetivas como culpa, medo, vergonha ou insegurança. Tendemos a buscar atender a um determinado papel ou o que julgamos que as pessoas esperam de nós. Queremos agradar, pertencer, ser bem visto, ser considerado competente, responsável etc.

Todos esses conceitos são ilusórios, não refletem nem o que, de fato, as pessoas esperam de nós, nem o que esperamos viver realmente. Se não nos sentimos seguros para tomar uma decisão por conta própria, então precisamos negociar com aquela pessoa ou grupo que será afetado pela decisão; porém é um erro agirmos de acordo com o que julgamos que os outros esperam ou precisam sem termos conversado sobre isso.

É incrível ter que lembrar isso, mas bola de cristal para adivinhar sentimentos e reações alheias não existe. Ainda vale a velha e boa conversa. A dica número 01 é “pergunte”. Questione do outro qual é a percepção e aspiração a respeito de seu desempenho, papel e responsabilidades. Negocie fazer o que precisa ser feito dentro de condições que lhe permitam viver o que deseja viver.

Continua após publicidade

Não fique conformado com uma rotina estressante, desgastante ou limitada. Produza suas próprias oportunidades a partir de escolhas conscientes e bem fundamentadas. Caso seja necessário negociar com alguém, seja família, chefe ou amigos, prepare sua lista pessoal de prioridades e tenha argumentos válidos para cada item, para que seus objetivos sejam considerados e realizados.
 
Algumas vezes simplesmente desistimos porque acreditamos que não será possível, sem nem mesmo tentar. Por que não tentar? O que se tem a perder? Você já está vivendo algumas coisas que não deseja, então é um bom momento para dizer Sim ao que se quer e fazer movimentos nessa direção. É
perfeitamente possível colocar energia para realizar propósitos e esse é o primeiro passo para alcançar isso. Reflita sobre isso.

Suerte!