DESTAQUES

Cuide de sua beleza durante o sono

Sonia Corazza 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Temos um relógio natural

por Sonia Corazza

Você sabia que a cronobiologia é a ciência que estuda os ritmos biológicos do organismo humano?

Pesquisas recentes mostram que o nosso corpo se adaptou à alternância entre a luz e a escuridão, trabalhando diferentemente durante o dia e a noite. Reações bioquímicas e fisiológicas acontecem em determinadas horas, como se tivéssemos um relógio interno coordenando todas as atividades do nosso corpo.

É graças ao funcionamento desse mecanismo que sentimos sono, fome, acordamos sempre no mesmo horário e conseguimos ter noção sobre se é dia ou noite mesmo sem saber que horas são.

Esse relógio natural fica localizado no hipotálamo e ao anoitecer, estimula a glândula pineal, que libera melatonina, o hormônio do sono.

Neste momento nosso corpo relaxa profundamente. A liberação de melatonina varia de acordo com a duração da noite, o que está relacionado às estações do ano: no inverno os períodos de escuridão são maiores, no verão, mais curtos.

Na madrugada, ao atingir seu pico máximo de concentração na circulação sanguínea, a melatonina prepara as células para receber horas depois grandes doses de insulina, a encarregada do abastecimento de açúcar. Ela também programa os turnos de trabalho do pâncreas - glândula que fabrica a insulina - para coincidir com o período do dia em que estamos acordados, momento em que estamos mais ativos e necessitamos de energia em alta.

A melatonina tem poder antioxidante maior do que as vitaminas C e E, age contra a formação dos radicais livres, moléculas que danificam o DNA. A descarga de melatonina durante a noite age para reparar os estragos causados ao material genético.

Tratamento de beleza noturno

É possível usar nosso relógio biológico a favor da saúde e beleza pessoal. Como o processo de regeneração celular mais intenso se dá no nosso organismo durante as primeiras horas da manhã, preponderantemente entre as duas e três horas da madrugada, a indústria cosmética desenvolveu formulações capazes de liberar progressivamente para a pele, ou o cabelo, substâncias ativas que vão ajudar na reposição do material que foi perdido ou danificado de sua superfície.

Falando dos cuidados capilares, as novas formulações, compostas preponderantemente de pró-vitaminas e aminoácidos, penetram profundamente no cortex do cabelo, ajudando a fortalecer e nutrir sua estrutura original. Está cientificamente comprovado que o uso dos cremes capilares durante a noite, antes de deitar, proporciona uma maior restauração e proteção à fibra, entregando benefício e resultado final superior ao que se conseguiria se o uso fosse realizado durante o dia.

Bom sono, bons cuidados!




Sonia Corazza

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 25 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br



ENQUETE

Você sente dificuldade de sair de um relacionamento abusivo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.