Como você organiza seu tempo?

Por Thaís Petroff

Você acha que gerencia bem o seu tempo? Como divide o tempo durante o seu dia? As coisas que lhe são importantes (que te aproximam de seus objetivos de vida) são cumpridas ou você vive só apagando incêndios?

Continua após publicidade

Você já percebeu que se você não tiver um foco e um plano de ação a correria do dia a dia acaba te engolindo e no final das contas você não faz o que é realmente importante, só o que é urgente?

Urgente é aquilo que não podemos deixar para depois, mas nem sempre é importante para você, como por exemplo, uma torneira de pia vazando. Já o que é importante são aquelas coisas que te aproximam dos seus objetivos e metas de curto, médio ou longo prazo.

Comer de modo saudável pode ser algo importante se você tem como objetivo emagrecer ou cuidar da sua saúde, mas você pode correr o risco de pular uma refeição ou comer qualquer coisa, se não se organizar ou priorizar essa questão, caso haja urgências em um determinado dia para resolver.

Por isso, um bom planejamento e clareza nas suas metas de vida, é algo bastante importante para que o tempo não vá passando e você perceba que acabou por não realizar ou concretizar o que te realiza e te faz crescer.

Continua após publicidade

Há dicas que podem ajudar no gerenciamento do tempo:

– faça um levantamento de tudo que é importante, mas que não necessariamente você precisa realizar. Delegue! (descentralize e desapegue, pois você vai mais longe assim);

– quando algo é urgente, também perceba se você pode delegar;

Continua após publicidade

– use a regra do 80/20, onde a ideia é você coloca foco naqueles 20% de ações que realmente fazem diferença no seu dia e na sua vida. Em vez de ficar se preocupando com diversos detalhes que muito pouco produz resultados (se quiser saber mais procure sobre regra de Pareto – o italiano que percebeu esse princípio);

– fique atento com os ladrões de tempo (redes sociais, cafezinho etc. Cada pessoa tem os seus. Algo que pode te ajudar a descobrir quais os seus, é anotar durante um ou alguns dias tudo o que você faz, de hora em hora e depois analisar o que foi eficaz e o que não gerou resultado algum, somente perda de tempo.

O mais importante é você ter em mente que o tempo não volta, então tenha consciência de como você está investindo o seu para que você não se frustre ou não perca boas oportunidades na vida.

Lembre-se sobre o conceito de autorresponsabilidade (veja aqui) no qual você gera a sua vida. Desse modo você é livre para escolher, mas escravo das consequências.

Fonte: www.thaispetroff.com.br