Multifarefas causam prejuízos no seu rendimento

Por Elisandra Villela Gasparetto Sé

A rotina do mundo moderno e globalizado tem sido cada vez mais sobrecarregada de tarefas e informações online. É comum ocorrer desvio de foco e dificuldades de atenção e a realização de tarefas relevantes durante o dia. Para evitar que situações de desvio foco ocorram e para manter a atenção concentrada na sua lista de afazeres, e potencializar a sua concentração, é necessário adotar alguns comportamentos que irão auxiliar a alcançar uma melhor concentração nas suas atividades.

Continua após publicidade

12 dicas para melhorar sua concentração:

1ª) É muito importante evitar o máximo possível de estímulos que prejudiquem seu foco e que causem distração, como a televisão ligada ao fundo, excesso de informações e barulhos.

2ª) Procure estar em local confortável para executar suas atividades, para ler um livro, trabalhar no computador. Por exemplo, se você trabalha sentado, acomode-se em uma cadeira confortável, com estofado e apoio para os braços, e regule a mesa para sua altura. São detalhes que fazem a diferença, que contribuem para não desviar a atenção.

3ª) Procure sentar afastado de portas e janelas onde outras pessoas possam te chamar o tempo todo. Evite contatos sonoros ou visuais com aquilo que possa tirar sua concentração.

Continua após publicidade

O próximo passo é a organização

4ª) Planeje o seu dia, faça lista de afazeres e não queira realizar todas as atividades ao mesmo tempo, isso só favorece a dispersão. Portanto, realize uma atividade de cada vez e processe as informações individualmente. Embora existam atividades de grupo online, como as atividades em redes sociais, mas procure utilizar ferramentas que ajudem a realizar multitarefas e a compartilhar com os colegas de trabalho sem causar prejuízo nos cronogramas e alcance de metas.

5ª) Verifique se está com todos o material necessário para iniciar suas tarefas. Deixe tudo o que precisar, separado e delimitado. Faça um rápido checklist, assim você evita de no meio da atividade perder o foco para ir buscar algum objeto, bloco, caneta, fone de ouvido.

Continua após publicidade

6ª) Defina prioridades. A relevância da tarefa é superimportante, realize primeiro as atividades essenciais e com prazos mais apertados. As multifarefas causam prejuízos no rendimento.

7ª) Procure deixar objetos pessoais, tais como wp_posts, carteira, bolsa, sempre no mesmo lugar. Adote um local perto da porta de saída de sua casa que pode ser o local do “NÃO SE ESQUEÇA”. Assim seu cérebro aumenta o poder de concentração ao acessar memórias de longo prazo, localizando os seus pertences com mais rapidez.

8ª) Mantenha-se emocionalmente saudável. O bem-estar mental também é um fator de extrema importância para atingir resultados eficazes. O estresse e a ansiedade são fatores prejudiciais para atingir níveis elevados de concentração nas atividades. No caso de depressão procure um psiquiatra.

9ª) Estabeleça pausas durante as atividades. O descanso, exercícios de respiração e alongamento são importantes para ajudar a retomar as atividades com vigor e disposição, auxiliam a manter o foco na realização das atividades.

10ª) Evite pilhas de papel, participação em vários grupos de redes sociais; priorize as postagens e mensagens, mantenha os contatos necessários. E organize os horários e momentos certos para utilizar o celular. É fundamental utilizar de maneira adequada e responsável.

11ª) Alterne obrigações com atividades de lazer. Não adianta tentar ficar ligado o tempo todo, isso diminui o rendimento. Nas horas vagas e finais de semana, procure realizar atividades prazerosas, que façam sentido para sua vida e sua família; relaxar é muito importante para o bem-estar das capacidades cognitivas. Pode ouvir música durante as atividades, desde que a música ajude a filtrar outros sons e auxilie na concentração. Nestes casos, as músicas instrumentais são as mais indicadas. Pratique jogos, yoga, meditação e esportes que potencializem seu nível de concentração e vigilância.

12ª) Por fim, uma das mais importantes é a autoconfiança: acredite em você mesmo, isso ajuda a ajustar a sua autoeficácia e a ter maior estímulo e força de vontade.