Transforme sua realidade

Por Dulce Magalhães

A equação que pode nos dar um demonstrativo da realidade é a soma de nossas crenças com os fatos. C+F = R. A variável crença, quando transformada, altera o resultado da realidade. Sendo assim, ao mudarmos nossas crenças, nossa realidade também muda.

Continua após publicidade

Todos já experimentamos isso ao longo da vida, quando mudamos de fase, da infância para a adolescência, depois para a fase adulta e a maturidade. Em cada fase nossas crenças se alteram em alguma medida e nossa realidade também é transformada. Contudo, na maioria das vezes isso ocorre de forma inconsciente e compulsória, pelas condições físicas, pela experiência vivida, por contingências da vida.

O que nos deve interessar é a possibilidade de mudar a realidade de forma consciente, por escolha e eleição e não por força das circunstâncias. Fazer escolhas de mudança para não ser atropelado pelas mudanças inevitáveis. Tudo está em perene transformação, contudo podemos fluir ou sofrer com isso, dependendo da forma como nos relacionamos com a realidade mutante.

Quando nossas crenças entram em conflito com a realidade vivemos a frustração, a angústia, a ansiedade e sentimos intolerância em relação ao que está ocorrendo e à forma como ocorre. Não é a realidade em si que precisa ser transformada, mas nosso sistema de crenças é que precisa entrar em revisão, para ser melhor balanceado, ter mais equilíbrio, ser mais amplo, inclusivo e tolerante.
 
Na medida que alteramos nosso sistema de percepção, ou seja, nossa forma de ver a realidade, esta automaticamente se altera e como num passe de mágica nossa vida se modifica. Desta forma, concluímos que nosso desafio e oportunidade está na educação de nossa consciência para que possamos alterar as crenças que são limites de nossa percepção.

Se cremos que uma coisa só pode ser feita de uma única forma, isso é um limite. Se a crença é que as pessoas deveriam se comportar de um determinado jeito, isso é um limite. Enfim, tudo que acreditamos que tem um único modelo para ser ou fazer é um limite, pois existem múltiplas formas de experimentarmos a realidade e, quanto mais somos capazes de acolher essa diversidade, mais estamos em equilíbrio com tudo que ocorre ao nosso redor.
 
Em síntese para transformar os cenários de nossa realidade tudo que temos a fazer é alterar nossas crenças, expandindo-as, aceitando de forma tranquila aquilo que não estava previsto e compreendendo que há mais coisas entre o céu e a terra do que nossa vã filosofia consegue alcançar, como nos ensina Shakespeare. No mais é desfrutar da vida e fazer acontecer o sucesso na carreira.

Continua após publicidade

Suerte!