Como age um narcisista

Por Tatiana Ades

O narcisista é uma pessoa centrada nela mesma, o outro representa apenas um espelho no qual ele possa se identificar, buscando nessa identificação, uma forma de sentir-se inflado, importante e seguro.

Continua após publicidade

Para entendermos o perfil do narcisista, precisamos pensar na forma como vemos as outras pessoas. É natural que grande parte de nós tenha a tendência a acreditar que o outro deva ser e pensar exatamente como pensamos, mas isso pode ser ingenuidade e falta de autoconhecimento.

No caso do narcisista, o outro não é visto, enxergado, pois ele não possui a empatia, sensação indispensável para criarmos afeto e compreensão, amor e autocrítica.

O narcisista busca poder no outro que tem beleza, dinheiro ou fama, pois sente-se superior e incapaz de lidar com fraquezas e sua sensação de vazio constante.

Sim, o narcisista sofre e muito! Sofre porque é incapaz de perceber o outro como um ser humano que tem pensamentos e ideias diferentes das dele, por isso se torna um ser egocêntrico e até maldoso, trazendo para a sua vida pessoas que não passam de objetos de desejo.

Continua após publicidade

Mulheres e homens que se envolvem com narcisistas geralmente saem da relação com a sensação de baixa autoestima, depressão e sentindo-se pequenas e inúteis.
Isso porque o narcisista manipula o parceiro para que esse se sinta diminuído, pois isso lhe traz sensação de poder e controle.

Geralmente praticam bulliyng com o parceiro e colegas do meio profissional, mas são encantadores, gentis e sedutores para quem não os conhece bem.

Envolver-se com um narcisista pode ser um passo para uma enorme queda emocional.

Continua após publicidade

É muito comum também que filhos de pais narcisistas desenvolvam diversos traumas e transtornos de personalidade.

Ansiedade, fobias, depressão e falta de autoestima são características de pessoas que conviveram com um narcisista.

Se você reconhecer o padrão em alguém que seja próximo e perceber-se cada vez mais isolado, angustiado e depressivo, busque ajuda profissional para  conseguir se libertar desse vínculo.