DESTAQUES

Abdicar de pensar também é crime

Samanta Obadia 05/10/2018 AUTOCONHECIMENTO
Abdicar de pensar também é crime
Fonte: imagem - Gazeta do Povo
“O sono da razão produz monstros” - Goya

Por Samanta Obadia

Sempre me impressionou a frase: “O homem é o lobo do próprio homem”, de Thomas Hobbes. Ao mesmo tempo em que o romantismo de Jean-Jacques Rousseau me soava ingênuo demais, ao afirmar que todo homem nasce bom. Há tantas contradições e complexidades na natureza e na condição humana, que transcendem as teorias simplistas.

Em tempos de crise e pânico, muitos libertam seus monstros e expressam seus desejos mais violentos contra sua própria espécie. Inúmeras vezes, esse ódio vem justificado por dores e horrores vividos ou temidos; consequência previsível, posto que somos vulneráveis ao fazermos parte do grupo a que pertencemos.

Todavia, o que me assusta ainda mais, não é o monstro que se apresenta diante do sofrimento, mas sim a banalização do mal racionalizada e normatizada como padrão a ser alcançado.

Precisamos relembrar Hannah Arendt, quando esta diz: Uma vida sem pensamento é totalmente possível, mas ela fracassa em fazer desabrochar sua própria essência – ela não é apenas sem sentido; ela não é totalmente viva. Homens que não pensam são como sonâmbulos. (...) Em nome de interesses pessoais, muitos abdicam do pensamento crítico, engolem abusos e sorriem para quem desprezam. Abdicar de pensar também é crime.

Pense nisso!

O sono da razão produz monstros (imagem acima) é uma gravura criada pelo pintor e gravador espanhol Francisco Goya. Concebida entre 1797 e 1799, é a 43ª das 80 gravuras que compõem o conjunto de sátiras ‘Los Caprichos’.




TAGS :

    filosofia, autoconhecimento

Samanta Obadia

Samanta Obadia é Escritora, Psicanalista e Filósofa com especialização em neurocognição. Palestrante dinâmica e inovadora, com ampla experiência em relacionamentos afetivos na clínica psicanalítica e em Orientação Educacional para jovens e familiares.



ENQUETE

Um post na web traz a seguinte afirmação: muitos homens não procuram a mulher das suas vidas, mas sim a substituição de uma mãe. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.