4 dicas simples para aumentar a performance da sua equipe

Por Eduardo Carmello

Um líder multiplica o desempenho de sua equipe e produz conhecimento relevante quando integra e catalisa os quatro atributos abaixo para melhorar a qualidade de sua entrega:

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1ª- Saber o que fazer

    Garanta que a equipe saiba o que se espera dela:

Defina claramente o cenário, as estratégias, os objetivos e as metas mais relevantes que garantam os resultados desejados. O nome do jogo é especificidade e detalhamento. Robert Kaplan demonstrou em pesquisas de desempenho com o BSC que empresas com estratégia bem desenhada e gestão formal têm 56% mais chances de possuírem uma receita e lucro melhor. Formal aqui não quer dizer “rígido” e sim “bem desenhado”. Significa saber que uma ação eficaz está ligada a um processo da cadeia de valor, que está ligado a um objetivo estratégico, que cumpre uma missão, que cria um desejo de nosso cliente em comprar novamente conosco e mais ainda, cria a vontade de indicar a marca para outros amigos e profissionais.

2ª – Comunicação coerente e estratégia

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    Cuide do que você comunica:

Elimine dissonâncias e construa experiências de coerência e significado. As mensagens consoantes inspiram na equipe um sentido profundo de alinhamento com uma causa comum. Suas mensagens devem ser de esclarecimento e confiança, ressignificando as impressões que causam dúvidas e medos. É importante construir uma comunicação que possa melhorar a qualidade do desempenho; e isso não se faz somente com quantidade de informação. Não precisamos de mais informação para agir bem. Precisamos de conhecimento relevante e isso só pode ser dado, se pudermos olhar de maneira estratégica como a equipe está trabalhando e processando as informações.

É importante frisar que nenhuma comunicação lógica será superior à experiência de incongruência que a equipe tem no “momento da verdade”. Todo o engajamento de uma equipe é minado quando há sinais de preocupação com interferências políticas, injustiça nos procedimentos, falta de coerência estratégica de alguns membros da equipe ou dos próprios superiores.

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3ª – Fazer o que se sabe

Mais desempenho, menos motivação: Equipes de alta performance não carecem, prioritariamente, de motivação para superar seus desafios e sim de informação de qualidade, apoio estratégico e capacidade de atuação para “fazer o que precisa ser feito de forma correta. Menos motivação do tipo “Descer o rio fazendo Rafting” – nada contra, só são contextos diferentes -, mais coaching com foco nos processos e tarefas que possam ser melhorados e que impactam positivamente a performance.

Uma das tarefas cruciais de um gestor é construir capacidade elevada de execução através da equipe, maximizando os níveis de desempenho da mesma. Não é a motivação e sim  — a orientação e acompanhamento constante — o caminho mais objetivo e direto para o aprendizado procedural, porque acontece no real contexto de trabalho, a partir das necessidades reais de desenvolvimento.

4ª – Cultura de valor

 Ajude a eliminar obstáculos e ambiguidades manifestados pela cultura. O que desgasta os profissionais, econômica e energeticamente, é a ambiguidade. Durante um percurso, há uma encruzilhada ou uma pedra e as talentos demoram para agir porque não podem “fazer o que tem que ser feito de forma correta”, pois está em conflito de interesses com a hierarquia superior ou outros setores da organização. Ou seja, a cultura “declara” um valor e “manifesta outro”. Talentos não poder ter “empowerment” se não conseguem “permissão” para fazer e continuar suas tarefas. Por vezes dependem de duas hierarquias, que determinam ações e movimentos diferentes, deixando os profissionais de mão atadas. Equipes ganham mais qualidade e velocidade de performance quando, em cada bifurcação, a cultura e a liderança transmitem um “sinal” de orientação e princípio a ser praticado.
    
Peter Drucker inspirou grandes líderes. Dizia que cada gestor, ao definir sua contribuição, precisa incluir três áreas: Precisa de resultados diretos, construção de valores e sua confirmação e desenvolvimento de pessoas para o futuro. Se não houver perfeita conexão entre essas áreas, sua sustentabilidade estará em risco. Se a conexão for de excelência, os gestores catalisam o desempenho e a inteligência de sua equipe para atingirem um sucesso ainda maior no futuro.