Vença seus medos

Por Emilce Shrividya Starling

Vamos contemplar como o medo é um grande inimigo em nossas vidas.     
            
Muitas vezes, uma pessoa escolhe ficar limitada, sem progredir, devido ao medo. Muitos deixam de viajar de avião, de conhecer lugares distantes por temores. Alguns continuam com relacionamentos que geram sofrimento ou empregos ruins por medo de mudar. Outras pessoas mentem, cometem erros, perdem a alegria de viver com pensamentos negativos de medo sobre o futuro.

Continua após publicidade

Como diz o capítulo 16 da Bhagavad Gita, escritura sagrada do Yoga: ”De todas as qualidades divinas, o destemor ocupa o lugar mais elevado”.

Baba Muktananda, um grande Mestre do Yoga disse: ”Há somente duas coisas que inspiram medo. A primeira é que você não está consciente do espaço divino de destemor em seu interior. A outra é que você não está consciente da ajuda de Deus”.

Para descobrir este lugar divino onde não há medo dentro de nós e poder sentir o apoio de Deus, nós fazemos as práticas de Meditação, Oração devocional e Cantos de mantras em louvor a Deus. Dessa maneira, entramos em contato com esse espaço interior e ficamos conscientes da graça de Deus. Para experimentarmos esse destemor, precisamos praticar com perseverança, motivação e disciplina.

Nossos medos são antigos. Quando nascemos, vieram conosco os “samskaras”, palavra em sânscrito que significa padrões mentais poderosos. Trazemos os sentimentos limitados, de desamparo, medo do mundo, medo do desconhecido e da morte. Portanto, é necessário dissolver essas limitações, desfazer o medo do mundo.

Continua após publicidade

Através das práticas regulares do Yoga, com autoesforço, constância, por um longo tempo, fortalecemos nossa mente e corpo para sentirmos a alegria, devoção e amor incondicional.

Decida-se agora a vencer seus medos. Somente você pode se libertar da prisão do medo. Busque a prática diária da meditação, ore com devoção e cante mantras ou cantos religiosos para o Senhor.

Impregne sua mente de pensamentos positivos. Repita mentalmente várias vezes ao dia: “Eu sou forte, forte, forte. Eu faço parte de Deus. Deus é força e estou pleno de força e coragem”. Lembre-se de Deus muitas vezes ao dia: “Eu sou a presença de Deus em ação”. “Ó Deus que está no profundo da minha alma, ó força infinita, manifestai-vos em mim”.

Continua após publicidade

Se você não sabe meditar, ou acha que é difícil aquietar sua mente, Aprenda aqui em meu texto, como meditar pode ser fácil.

Aprenda a silenciar e tranquilizar sua mente para se conectar com o espaço do destemor e se libertar de seus medos.

Você merece ser feliz. Tome uma decisão de tomar as rédeas de sua vida em suas mãos, adquirindo o autodomínio sobre sua mente e superando a escravidão do medo.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você. Fique em paz.