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Por que pensar “dentro da caixa” pode ser criativo

Redação Vya Estelar 02/11/2018 COMPORTAMENTO
Por que pensar “dentro da caixa” pode ser criativo
Fonte: imagem Pixabay
Pensar "fora da caixa" é associado a soluções mirabolantes

Por Elton Leme

Um termo já popularizado e muito explorado no ambiente corporativo é o famoso jargão “fora da caixa” para representar um pensamento que busca por alternativas inusitadas ou perspectivas não exploradas. Associamos, geralmente, essa expressão com soluções mirabolantes e totalmente inventivas, mas talvez não devamos nos ater apenas a essa perspectiva.

Quando falamos em criatividade, devemos ir além do aspecto inovador, sendo que é possível enxergar também “dentro da caixa”.

Criatividade: capacidade de resolver problemas

Entendo a criatividade como a capacidade de resolver problemas. À primeira vista pode parecer simplório, mas é disso que se trata essa competência tão importante. Do que vale a imaginação se ela não for direcionada para um resultado tangível?

Qual o valor do brainstorming se as ideias não forem fertilizadas e gerarem frutos?

Um profissional que consiga atuar de modo simples, prático e viável para chegar aos resultados almejados certamente terá extremo valor para as organizações. Utilizar soluções já conhecidas diante de novos desafios pode ser tão interessante quanto arriscar novas propostas para resolver antigos problemas. Uma pessoa pragmática e objetiva tem tanta importância na equipe quanto àqueles tidos como criativos.

Pensar “dentro da caixa”

Pensar “dentro da caixa” é ter ciência de nossa bagagem interna, uma busca de conhecimentos arquivados e disponíveis. É vital também procurarmos em nossa “caixa de ferramentas” os instrumentos que possam nos favorecer no atingimento dos objetivos estabelecidos. Será que dentro de sua caixa existem conteúdos já acessíveis e passíveis de serem aproveitados ou trabalhados?

Trouxe à tona este tema com o puro propósito de reflexão e de apontar para aquilo que está à nossa disposição e por vezes ignoramos. É ótimo pensar “fora da caixa”, mas devemos olhar para dentro dela antes de empreender tal jornada. Em vez de disparar frases e clichês a esmo, talvez possamos refletir melhor sobre nosso discurso automatizado e precipitado. Tentei pensar “fora da caixa” sobre esse tema aparentemente óbvio.
 
Fonte: Elton Leme é aconselhador de carreira da Thomas Case & Associados, consultoria com mais de 40 anos de atuação na gestão de carreiras e RH.




TAGS :

    pensar, dentro, fora, caixa, criatividade

Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



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