DESTAQUES

Como tomar uma decisão importante?

Blenda de Oliveira 02/11/2018 COMPORTAMENTO
Como tomar uma decisão importante?
Fonte: imagem Pixabay
Somos seres muito mais complexos e inesperados que imaginamos

Por Blenda de Oliveira

Quando uma decisão for importante, vale  a pena pensar um pouquinho antes de tomá-la.  E ser crítico acerca de suas próprias “certezas”  e das opiniões de outros “experts”.

A grande parte das pessoas são motivadas a pensarem em si mesmas de modo positivo, ao invés de um modo mais acurado. Claro, precisamos de positividade e confiança em nossas vidas, mas consistentemente acharmos que somos melhores em determinadas áreas do que realmente somos, pode levar a enganos terríveis e grandes frustrações.

Também tendemos a acreditar que os nossos sobrenomes, condição material, inteligência, títulos e grupos aos quais pertencemos são superiores ao de qualquer outra pessoa ou grupo.

Quão racional é isso?!

Somos seres muito mais complexos e inesperados que imaginamos. Infelizmente, nos enganamos acreditando que temos controle e que nossas certezas ou daqueles que atribuímos poder, nos tornam seres superiores. Um pouco de dúvida, de ceticismo e de crítica fazem bem e estimula a inteligência.

 




TAGS :

    como, tomar, decisão, importante

Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Como você reage às tragédias veiculadas pela mídia?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.