DESTAQUES

Açaí pode ajudar a emagrecer, mas há o modo certo de prepará-lo

Redação Vya Estelar 07/11/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Açaí pode ajudar a emagrecer, mas há o modo certo de prepará-lo
Fonte: Google Imagens
Na sua forma natural o açaí não engorda; entenda por quê

Da Redação

Você sabia que o açaí pode te ajudar a emagrecer?

Segundo a nutricionista funcional e oncológica Michelle Mendes, apesar do alto teor calórico, o fruto pode e deve ser consumido, inclusive por obesos e pessoas com sobrepeso, desde que orientado por um nutricionista. “Por ser rico em fibras, o açaí pode trazer saciedade e melhorar o funcionamento do intestino - o que contribui para eliminar toxinas com potencial inflamatório", explica. O açaí é um alimento rico em compostos fenólicos, que possuem atividade antioxidante e anti-inflamatória.

Devido à abundância dessas substâncias, pesquisas científicas têm associado o consumo de açaí à prevenção de câncer, doenças cardiovasculares, processos alérgicos, doenças neurodegenerativas e aumento da longevidade. Ele tem proteínas, lipídeos, carboidratos e fibras. Dos lipídeos presentes na fruta prevalece o ácido graxo monoinsaturado oleico, o mesmo encontrado no azeite de oliva e associado à cardioproteção. O açaí possui micronutrientes, como vitamina E, e minerais, como manganês, magnésio, cálcio e cromo.

Mas não se engane. O fruto possui em média 65 calorias a cada 100 gramas, e quando transformado em polpa, pode até triplicar esse valor por conta do xarope de guaraná e da banana, que geralmente são acrescentados para comercialização.

Mas então, como consumi-lo?

Na sua forma natural o açaí não engorda, já que é rico em fibras e possui somente o açúcar natural da fruta. Já aquele batido na tigela, deve ser consumido com moderação, pois na maioria das vezes já possui em sua composição ingredientes como açúcar, xarope de guaraná ou xarope de milho. As tradicionais tigelas de açaí (sem xarope de guaraná e leite condensado, por exemplo) são opções saudáveis e prazerosas.

O açaí é uma ótima fonte de energia e pode beneficiar até a prática da atividade física. Seu consumo no pós-treino pode auxiliar na reposição, de maneira rápida, da glicose perdida durante os treinos. Já no pré-treino, pode contribuir no aumento da energia, pois é considerado um verdadeiro energético natural, diferente de outros produtos que se intitulam como energéticos e são apenas estimulantes.

Modo certo – saudável – de preparar o açaí  

Creme de banana com açaí!

Bata uma polpa pequena de açaí + uma banana congelada + 150ml de água gelada ou água de coco.
 

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um nutricionista e não se caracteriza como sendo um atendimento.




TAGS :

    açaí, saúde

Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Quem não tem cão caça com o “ex”, que está receptivo. Você concorda?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.