DESTAQUES

Será que possuo uma boa imagem?

Celso da Silva 21/11/2018 SAÚDE E BEM-ESTAR
Será que possuo uma boa imagem?
Fonte: imagem Pixabay
O que é beleza?

Por Celso da Silva
 
A que nos referimos quando citamos que um indivíduo possui uma boa imagem?

Na visão do visagista, é o indivíduo que apresenta melhor solução para apresentar-se em um contexto familiar, profissional, amoroso etc através de sua vestimenta e parâmetros comportamentais.

Indivíduo esse que tem consciência de sua imagem e sabe suas intenções, onde e a quem pretende atingir.

Em uma visão mais simples (não profissional) esta citação pode ser observada de maneira preconceituosa. Ou seja, a boa imagem ser associada a uma pessoa bonita.

E o que é beleza? Embora subjetiva mais consensualizada, hoje entendida como mais do que aparência estética, equivalente a um bom estado de espírito, que transcenda as expectativas do belo.

Estas questões são relevantes  pois,  normalmente, são evidenciadas pela interpretação equivocada.

Atrelam ao visagismo uma responsabilidade quanto à mudança de visual e não é simplesmente uma transformação.

O trabalho consiste em um segmento sério que envolve consultoria, análise da pele, temperamento e intenções do cliente. O trabalho visual, estético (corte de cabelo, maquiagem, compra de roupas novas) e de identidade ocorre em outro momento, bem mais à frente.

O visagismo não tem a função de mudar o indivíduo, ajuda-o em sua descoberta interior e a expressar seus sentimentos e intenções.

No visagismo não trabalha-se com regras, a consultoria é personalizada e individualizada. Por mais que a cliente traga uma referência, seu visual será único baseado nos seus objetivos pessoais. Nele também encontramos ferramentas que atualmente estão sendo utilizadas em todas profissões, como por exemplo a odontologia. Os dentistas, que além da parte anatômica recorrem aos formatos de rosto para esteticamente “moldar” a dentição; oftalmologistas também servem-se do formato de rosto para melhor sugerir modelos de armação para os óculos. E até empresas que dentro da necessidade de deixar clara a sua marca e seu padrão pedem auxílio quanto à vestimenta apropriada para elaboração de uniformes.
 
Precisamos nos ater às inovações que estão à nossa volta.

Assim percebemos que o visagismo está definitivamente inserido em nossas vidas.




TAGS :

    visagismo, beleza, imagem, significado

Celso da Silva

Graduado em Beleza e Estética, Mestrando em Educação pela Fundação Ibero americana, Psicopedagogo, Especialista em Docência para o Ensino Superior, Especialista da Docência do Ensino Profissionalizante. Professor Universitário das disciplinas. Visagismo, Maquiagem, Colorimetria, Projetos interdisciplinares, Estética capilar com tratamento de couro cabeludo e fio. Tutor em Consultoria da Beleza, Evento, cerimonial e etiqueta. Instrutor Senac em curso de cabeleireiro e atuante em espaço de beleza próprio.



ENQUETE

Você busca a tranquilidade ao acordar?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.