DESTAQUES

Cães sentem ciúmes? Saiba os sinais

Redação Vya Estelar 21/11/2018 COMPORTAMENTO
Cães sentem ciúmes? Saiba os sinais
Fonte: imagem Pixabay
Estudo publicado na revista ‘Nature’ comprova esse comportamento

Da Redação

Se eu pegar um cãozinho para criar, meu cão antigo vai sentir ciúme? Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que desejam adotar um novo animal de estimação. E a resposta é sim, os cães podem sentir ciúme.

O que comprova é um estudo recente publicado pela revista científica Nature: os cachorros sentem ciúme de forma parecida com o das crianças com menos de 2 anos de idade.

Há diversos sinais que indicam se o cão pode ser ciumento:

- latidos em excesso;
- arranhões no dono ou no outro animal;
- pedir carinho enquanto o tutor está agradando outro cachorro;
- rosnar.

Por isso, é importante que o dono fique atento. O especialista em comportamento animal Cleber Santos pontua que além de ciúmes de outros animais em casa, existem casos em que o cão pode se sentir incomodado com outras pessoas no local. Por exemplo, com a presença do marido de sua tutora. “O problema é que alguns tutores acham essa reação de defesa do animal um ato bonitinho, e acabam agradando toda vez que o cachorro late ou rosna para alguém que chega perto do dono dele. Esse é um grande erro, pois reforça esse comportamento ciumento do pet", avalia.

A psicanálise também reconhece esse comportamento. O psicanalista Luiz Alberto Py já mencionou em artigo aqui no Vya Estelar sobre a presença de ciúme entre animais – veja aqui




TAGS :

    cães, sentem, ciúme

Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Você busca a tranquilidade ao acordar?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.