DESTAQUES

Como mudar minha vida?

Ângelo Medina 07/01/2019 AUTOCONHECIMENTO
Como mudar minha vida?
Fonte: imagem Pixabay
"A maior descoberta de minha geração é que o ser humano pode alterar a sua vida mudando sua atitude mental." William James

Por Ângelo Medina

Cabe um adendo a esta genial frase do psicólogo e filósofo norte-americano William James (1842-1910). Poderíamos pensar também que para alterar a vida, você precisa, antes, alterar a sua realidade. E isso pode ser feito de forma até mesmo rápida. Esta realidade não são as circunstâncias, fatos e pessoas que o cercam, mas sim a forma como você os enxerga.

Como mudar esta SUA realidade?

Segundo a filósofa Dulce Magalhães, (1966-2017) – clique aqui, esta realidade é construída a partir de nossas crenças, e claro, toda crença em geral tende a ter uma visão limitada acerca da realidade, pois é apenas a sua visão: cada pessoa enxerga o mundo de uma forma. Mesmo sob um ponto de vista genérico, o modo masculino de enxergar o mundo é um e o feminino é outro.  Em síntese, Dulce afirma que nosso sistema de crenças precisa ser revisto e ampliado em função das mudanças da vida; principalmente frente a um grande trauma.  

A forma mais eficaz de mudar essa percepção da realidade é pelo autoconhecimento. Isso pode ser feito através da psicoterapia, principalmente a terapia breve, conhecida como TCC (terapia cognitivo-comportamental), através de livros fantásticos que trazem poderosas ferramentas de autoconhecimento, como o milenar oráculo chinês, o I Ching, que remonta há 5 mil anos; o livro das Cartas do Caminho Sagrado de Jamie Sans - baseado na cultura xamã; o tarô; a numerologia; livros de autoajuda, coaches...      

Este editor que vos escreve sugere o I Ching, pode ser inclusive o online; comigo superfunciona, mas leva um longo tempo para você poder adquirir uma ‘intimidade’ que possibilite respostas precisas.  

Mudança de percepção: sua realidade interna X realidade externa  

Quantas vezes você não se deparou na vida com um problema que você considerava enorme, mas que a partir da simples mudança de ponto de vista, esse adquiriu um peso bem menor, embora o problema continuasse sendo exatamente o mesmo. A partir de uma cuidadosa reflexão – e isso é uma escolha! – decidimos os fardos que realmente precisamos ou queremos carregar.

Pensamentos criam realidade?

Considero importante esclarecer esta associação entre pensar e mudar a realidade, pois aqui me referi à percepção individual (interna da realidade) e existe a lei da atração apregoada pelo célebre “O Segredo” ou a concepção idealista da física quântica, que possui mais de 50 concepções, no qual você pode criar uma realidade material a partir dos seus pensamentos. O que consigo afirmar sobre isso, é que a lei da atração envolve uma teia complexa de elementos entrelaçados como: desejo, intenção, inconsciente, emoção, autoestima, ACREDITAR, destino, AÇÃO. E como numa orquestra, todos estes instrumentos têm de estar afinados e harmonizados para criar a música realidade.                              

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), mais perto ainda de nós. O jornalista e editor do portal Vya Estelar, Ângelo Medina, responderá perguntas ou dúvidas relacionadas a este post que você acabou de ler. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    autoconhecimento, angelo medina, vya estelar, o segredo, lei da atração

Ângelo Medina

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.