Maquiar-se

Celso da Silva    
 
Nos conceitos do visagismo (saiba mais) a maquiagem é um item quase que obrigatório, digo quase, pois consideremos efeitos de correção utilizando outros atributos, como corte de cabelo, vestimentas. (veja textos anteriores).

Quando pensamos em imagem atrelada à maquiagem, associamos as correções: técnica utilizada de luz e sombra onde se esconde o que deseja disfarçar e iluminar o que se deseja clarear. Utilizam-se vários produtos com esta finalidade: pós-faciais, bases, corretivos, blushes e iluminadores.

Continua após publicidade

Também citado em outros artigos, os formatos de rosto nos asseguram interpretações mediante as figuras geométricas, as quais são semelhantes. Temos formatos de rosto redondo, quadrado, triangular, hexagonal, entre outros onde abordaremos minuciosamente em outro momento.

O que atesto aqui, é que as correções atribuídas à maquiagem, não podem obedecer a uma regra, como mencionadas em tutoriais. Existe uma intenção e uma necessidade, portanto, devem ser trabalhadas de acordo com a intenção da maquiagem e formato de rosto.

Tomamos por exemplo alguém que tenha um rosto quadrado com características de testa larga e laterais do rosto também retilíneas. Este formato supostamente traz sensações de conservadorismo e seriedade. Se o intuito é manter este objetivo, saibamos então que não devamos trabalhar com as correções grosso modo, que seriam escurecer as laterais da testa e do rosto para amenizar estas proporções.

Mas se a intenção é modificar estas sensações e passar outra imagem, pensamos na necessidade desta correção.

Continua após publicidade

Como também sinalizado, o desejo da pessoa é tão importante quanto às habilidades técnicas, pois ambas deverão interagir.

O que se pode perceber que o visagismo é um auxiliar para a expressão dos desejos dos indivíduos, desde que também não seja negligenciado para não vir à tona a pessoa real.

Atualmente este recurso das correções na maquiagem vem sendo utilizado de forma equivocada mediante a falta de informações sobre o contexto (imagem) e suas significações quanto às figuras geométricas. Assim como aliada, a maquiagem quando não utilizada corretamente pode trazer efeitos contraditórios para a imagem.

Continua após publicidade