Você tem um plano mente?

Por Cristiane Romano

Mais um ano se inicia. Com isso, mais e mais promessas se acumulam.

Continua após publicidade

O momento é de planejar, de repensar, de fazer acontecer. Quando se fala em mudança, nosso cérebro ascende uma luz dizendo “Que maravilha, sairemos de nossa zona de conforto”. No entanto, toda mudança gera desconforto, todo movimento faz com que você saia do seu estado atual rumo ao seu estado desejado. Para isso, é importante que você se mova, e é nítido que existirão desafios que deverão ser trabalhados para que estes sonhos não se tornem frustração. Afinal, todo sonho não realizado se acumula e vira memória, o que provoca um verdadeiro ruído mental de “Eu não consigo atingir meus sonhos e minhas metas”.

Por isso, separei cinco movimentos que todos devemos realizar para conquistar as nossas metas. E o momento é propício para que eles sejam colocados em prática agora mesmo. Vamos a eles?

Primeiro movimento: aprender com o passado

É necessário repensar e fazer algumas perguntas de reflexão, como: “O que me impediu de realizar meus sonhos e minhas metas?”, “O que posso fazer diferente que irá me ajudar a realizar o que tenho em mente?”.

Continua após publicidade

Quando você inicia um processo de autorreflexão, começa a realizar outro processo, o de movimentação, onde saber o que lhe impediu de realizar determinada meta poderá lhe ajudar a encontrar alternativas para realizá-la agora.

Segundo movimento: divida seu plano ou meta em pequenas partes

Desta forma, é mais fácil dar o primeiro passo e as chances de se frustrar são bem menores. Por isso, a primeira pergunta a se fazer, é: “Por onde posso começar?”.

Continua após publicidade

Terceiro movimento: anote todos os passos

Anote todos os passos que você terá de cumprir rumo à realização da meta. Faça um check list, pois ele te ajudará a visualizar o que já foi feito e o que você ainda precisa cumprir.

Quarto movimento: tenha paciência com você mesmo – exercite o autoperdão 

Perdoe-se se não conseguir atingir todos os passos. O processo do perdão é muito importante para assumir suas falhas, mas mostra também que você está disposto a mudar. E, se houve falhas ou perdeu-se algum movimento, recomece de onde você parou, mas não deixe de ir em direção à sua meta (plano!), à conquista dos seus sonhos.

Quinto movimento é maravilhoso: celebre e agradeça a si mesmo

Sinta-se uma pessoa merecedora de todas as conquistas – pois você é! Tenha consciência de quem você realmente é – clique aqui  

E agora é com você. Vamos iniciar o movimento rumo aos seus sonhos? O ano de 2019 promete!

Fonte: Dra. Cristiane Romano é Fonoaudióloga, mestre e doutora em Ciências pela USP e pós-graduada em Voz e Gestão Estratégica em Marketing pela PUC-Minas.