DESTAQUES

É possível ganhar o mundo sem perder a alma?

Ângelo Medina 18/01/2019 AUTOCONHECIMENTO
É possível ganhar o mundo sem perder a alma?
Fonte: imagem Pixabay
“Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” Bob Marley

Por Ângelo Medina

Nesta frase, Bob Marley aponta um caminho para vivermos com mais leveza, soltura e liberdade.

Mas como não perder a alma, se a cada instante, as solicitações do cotidiano e os boletos vêm a açoitá-la?

Basta tirar o foco do mundo externo e voltar-se para seu Ser interior ou Eu Superior (a parte mais iluminada de você!), que tudo vê e tudo sabe...

Para acessá-la basta respirar... sim... apenas respirar...

*Expire “So” e inspire “Ham”

So Ham significa Eu sou uno ao Ser interior.

Este é o melhor e o mais poderoso de todos os mantras (saiba mais), pois ele tem o poder de nos levar para dentro e blindar a nossa alma.  

Entenda que “So” é a energia universal e “Ham” é a pura Consciência divina.

Você pode fazer também o inverso: inspirar “So” e expirar “Ham”. Aliás, esta é a versão até mais comumente encontrada na web. Mas então, por que fazer o contrário?

A professora de Hatha Yoga e colunista do Vya Estelar, Emilce Shrividya Starling (veja aqui) responde:

“Há duas maneiras de meditar com So Ham. Existem Mestres como Baba Muktananda que ensinaram Inspirar 'Ham' e expirar 'So'. Já outros Mestres, como Sai Baba, ensinaram diferente: inspira ‘So’ e expira ‘Ham’. Mas eu quando medito, inspiro ‘Ham’, expiro ‘So’, como ensina Siddha Yoga. Baba Muktananda, que escreveu até um livro só sobre So Ham, ainda sem tradução em português. Mas li em inglês, pois comprei quando fui a um ashram nos Estados Unidos. Assim, importante é não forçar a respiração. Apenas observar e se ENTREGAR com So Ham.”   

Experiência própria

Eu, Ângelo, venho praticando este mantra há alguns dias e estou impressionado com os resultados. Relativizando, parece que você tomou uma droga. Ele te tira do inferno (atravesso um processo de luto) e te leva ao céu... Fiz isso outro dia caminhando na rua, estava muito mal, chorava copiosamente. A caminhada durou uma meia hora... Quando cheguei em casa, momentos depois, percebi que havia me “elevado”.

Prossegui fazendo o mantra nesses seis últimos dias que sucederam a essa caminhada e cheguei à conclusão que este foi o melhor presente que recebi na vida, e não é material: um presente que não pode ser tocado, que me deixa intocável. Minutos depois acessei na web, ocasionalmente, esta frase de Bob Marley. Faço de suas palavras as minhas: é melhor que prata e ouro.

So Ham me deixa pleno, um Ser integral, uno ao macrocosmo, sem a ilusão da separatividade. Deus está em nós. Já que outra tradução de So Ham é: "So" - significa Deus, a força criadora do Universo e "Ham" significa eu.

Passo a caminhar mais suavemente pela vida, deixando minha alma, protegida, respirar... livremente...     
      
* Emilce Shrividya Starling

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), mais perto ainda de nós. O jornalista e editor do portal Vya Estelar, Ângelo Medina, responderá perguntas ou dúvidas relacionadas a este post que você acabou de ler. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    so ham, paz, autoconhecimento

Ângelo Medina

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Você sente dificuldade de sair de um relacionamento abusivo?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.