DESTAQUES

Como superar a sensação de insegurança dentro de casa?

Eduardo Ferreira Santos 21/01/2019 SAÚDE E BEM-ESTAR
Como superar a sensação de insegurança dentro de casa?
Fonte: imagem Pixabay
“...tendo a pensar que você esteja mesmo vivendo um quadro agudo de ansiedade em que os pensamentos negativos estão predominando.”

Por Eduardo Ferreira Santos  

E-mail enviado por uma leitora:

“Há quase três meses a minha mãe faleceu. Infelizmente, ela tinha esquizofrenia e cometeu suicídio. Quando isso aconteceu, eu fiquei com medo de um dia isso poder acontecer comigo. Eu sempre fui uma pessoa bem tranquila, mas ultimamente estou com mania de achar que alguém quer invadir a minha casa. Estou passando por uns dias de estresse, pois estou estudando muito para um concurso dos meus sonhos. Eu pedi demissão e estou o dia todo em casa estudando. Eu fico com essa mania de achar que alguém quer entrar, somente na minha casa; e é somente quando estou sozinha. Às vezes eu fico preocupada. O que pode ser?"

Resposta: Bem... Veja que há vários fatores estressando você.

Desde o trauma do suicídio de sua mãe até a enorme preocupação com o concurso.

A princípio, eu poderia achar que você está “descompensada” devido ao suicídio de sua mãe, que poderia ter gerado um Transtorno de Estresse Pós-Traumático mas, com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, tendo a pensar que você esteja mesmo vivendo um quadro agudo de ansiedade em que os pensamentos negativos estão predominando.

Acho que, talvez, uma boa Psicoterapia Breve associada à medicação antidepressiva e ansiolítica possa ajudá-la bastante!
 

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    medo de ficar sozinha em casa, psiquiatria, comportamento

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.