DESTAQUES

Autoconhecimento para quê?

Thaís Petroff 31/01/2019 PSICOLOGIA
Autoconhecimento para quê?
Fonte: imagem Pixabay
Quanto mais você se conhece, menos julga o outro

Por Thaís Petroff

Muito se fala em autoconhecimento hoje em dia.  Mas você já parou para pensar para o que efetivamente ele te serve e te é útil?

Primeiro, sem autoconhecimento, não sabemos nem o que queremos ou deixamos de querer. Qualquer pequena decisão como escolher o prato no restaurante, a roupa que vai usar para sair, comprar o mais caro ou o mais barato, aceitar ou não um convite... pode trazer uma angústia, ansiedade e insegurança imensas já que não se tem clareza de quem se é.

Fora isso, poder comunicar para o outro com assertividade o que se pensa e o que se sente parece uma tarefa quase impossível, pois não se tem clareza, porque o medo de dizer e desagradar pode fazer com que você se cale ou ainda pode se ter dificuldade em lidar com as próprias emoções e a agressividade pode se fazer presente com frequência.

Traçar objetivos e metas de vida e planejar como alcançá-las parece algo obscuro e confuso sem autoconhecimento, o que leva a ir simplesmente existindo e fazendo o que aparece, em vez de se apoderar do que efetivamente se quer e construir isso.

Autoconhecimento e relacionamento amoroso  

O relacionamento amoroso é uma caixa de surpresas o tempo todo, sem falar na possibilidade dos pés-de-guerra; sem saber lidar consigo mesmo e ter alguma clareza de quem se é, lidar com o outro torna-se tarefa quase impossível.

Aproprie-se de si

Se apropriar de si, aumenta a autoconsciência, nos auxilia a reconhecer nossos padrões de funcionamento (mental, emocional e de respostas comportamentais) fazendo com que sejamos menos reativos e mais atentos aos nossos impulsos. Isso nos dá a base necessária para que ajamos mais alinhados com o que realmente queremos (e menos impulsivamente).

Maturidade está muito ligada ao autoconhecimento.

Quanto mais você se conhece, mais se aceita, e por consequência, ao seu próximo, já que assim reconhece seus déficits e passa a julgar menos, por saber que a transformação desses déficits é um caminho que você já está trilhando. Passa a ser mais gentil consigo e também aumenta sua autoestima e autoconfiança porque justamente se julga e se critica menos.

O autoconhecimento é um caminho sem volta. Tudo que você ganha através dele, nunca mais te será tirado. E todos os passos que ele te permite dar, irão cada vez mais te aproximar do seu destino, que é o encontro consigo mesmo.

Fonte: www.thaispetroff.com.br




TAGS :

    autoconhecimento, tcc, psicologia

Thaís Petroff

Formada em Psicologia pela PUC-SP e é Master Coach. Utiliza a Terapia Cognitivo Comportamental como base do seu trabalho, mas sabendo da profundidade e complexidade do ser humano, fez formação em Bioenergética, Programação Neurolinguística e Yoga se focando em auxiliar as pessoas a desenvolver e manter emoções mais equilibradas e saudáveis. Foca-se em desvendar e compreender a desafiadora prática das relações, promover transformações cognitivas, emocionais e comportamentais nas pessoas que a procuram e disseminar conhecimento através das mídias sociais. http://www.thaispetroff.com.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.