DESTAQUES

Criatividade e intuição para simplificar o que lhe aflige

Ângelo Medina 13/02/2019 AUTOCONHECIMENTO
Criatividade e intuição para simplificar o que lhe aflige
Fonte: Google Imagens
“Tornar simples o complicado é fácil. Tornar o complicado simples, isto é criatividade.” Charles Mingus

Por Ângelo Medina

O genial baixista Charles Mingus (1922-1979) ao proferir a frase acima transcende ao mero jogo de palavras.

Provavelmente, ele se refere ao profundo cabedal de conhecimento técnico, comumente encontrado entre músicos de jazz.
       
Mingus mostra que o excesso de conhecimento harmônico (matemático) aliado à racionalidade, leva muitos músicos a complicar a música, que acaba se arrefecendo de emoção, virando um reflexo de estudo. Ao invés de buscar saídas criativas vindas da intuição, muitos se perdem em soluções vindas de anos a fundo dedicados ao estudo. Estas acabam sendo intrincadas, chatas e não comovem alma e ouvido.      

Como já disse nesta coluna, o simples tende a ser mais bonito - veja aqui.

Só com muita maturidade musical é possível se “esquecer” da técnica e tocar com o coração para tocar o coração das pessoas. Para “esquecer” é preciso se entregar à intuição e ao fluxo da música. Dessa forma, a criatividade aflora naturalmente regendo a música DE VERDADE, que de complicada não tem nada.

Na vida, o condicionamento racional para buscar a solução de nossos problemas, e de tudo que nos aflige, por vezes, pode atrapalhar.

Ao passo que se entregássemos a solução para o nosso modo intuitivo (criativo), talvez simplificássemos o que complicamos, onde dispendemos esforço sem necessidade - saiba mais.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), mais perto ainda de nós. O jornalista e editor do portal Vya Estelar, Ângelo Medina, responderá perguntas ou dúvidas relacionadas a este post que você acabou de ler. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    intuição, criatividade, simplicidade

Ângelo Medina

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Como você reage às tragédias veiculadas pela mídia?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.