Psicóloga lança livro para lidar com desilusões amorosas

Da Redação  

Escrito em português lusitano o livro possui uma leitura acessível distribuída em 15 capítulos.  

Continua após publicidade

Soraya propõe ao leitor que reveja sua percepção em relação aos seus comportamentos disfuncionais, ou seja, de atitudes que possam dificultar sua vida afetivo-emocional.

A psicóloga ressalta, sobretudo,  que devemos compreender que “Nesta viagem da vida, somos nossos eternos companheiros, onde deveremos estar ‘preparados preventivamente’ para possíveis dissoluções amorosas representadas por separações e lutos.”

Nesse contexto, o livro corrobora o não vitimismo, colocando nas mãos do leitor a responsabilidade por seu destino, felicidade e bem-estar, e principalmente, libertando-o de uma postura romantizada acerca dos relacionamentos amorosos.

De acordo com a autora, você é seu eterno companheiro de alegrias, batalhas, lutas e vitórias; é com sua imortal companhia que você vai nascer e morrer, e entre estes dois espaços, os “melhores” e os “piores” momentos somente você poderá “sentir na pele”, por mais que o outro te ame ou te dê suporte.

Continua após publicidade

O livro ressalta a questão da dependência afetivo-emocional, da felicidade estruturada e percebida na dependência do outro, das idealizações, percepções, projeções e expectativas com relação ao parceiro, existindo inclusive a possibilidade da perda de identidade e autoanulação para ser aceito na dinâmica relacional amorosa, mesmo que doentia. Neste contexto, o cultivo do amor-próprio e da autoestima positiva são corroborados como pontos nodais para o afrontamento das adversidades e desafios relacionais que a vida apresenta, em que necessitam ser mobilizados recursos internos de resiliência.

Receitas prontas, fórmulas mágicas e generalizações reducionistas são desmistificadas; visto que cada parceiro tem uma história de vida específica, bem como suas particularidades, seus modelos de vida, e tudo isso requer adaptações específicas na vida a dois. Em outras palavras, o que vale para um relacionamento, muitas vezes não vale para outro.

Relações líquidas e respeito

Continua após publicidade

O livro também reflete sobre a importância do respeito ao outro e da liberdade responsável, onde na premissa de um suposto “desapego”, dá-se espaço a configurações relacionais rasas pautadas na descartabilidade. O leitor é levado a refletir sobre os condicionamentos e modelos sociais que foram perpassados sobre o que significa amar outra pessoa.

O livro aborda também questões como o vazio existencial e o desejo em “ter o outro a qualquer custo”. Sobre este desejo, o leitor é levado a refletir sobre suas convicções em um mundo de impermanência e incertezas.

Corrobora também a importância da assertividade nos relacionamentos, não se deixando submeter a manipulações e chantagens emocionais para manter-se em uma relação adoecida, aprendendo a dizer não quando necessário. E caso não haja reciprocidade, parceria, companheirismo, igualdade, e principalmente, amor na relação, desistir desse parceiro para escolher a si mesmo(a), bem como em suas prioridades e desenvolvimento pessoal.

A arte da conquista

No que concerne ao processo de conquista, o livro aborda a tão difícil arte do equilíbrio, descrevendo sinais subliminares que também comunicam a respeito do interesse do outro a partir de seus gatilhos de reciprocidade. Além disso, corrobora também o treino da empatia no processo de conquista, bem como nos relacionamentos já consolidados.

Ao final de cada capítulo, é apresentada uma reflexão do que foi abordado, com o intuito de ressaltar os pontos principais.

Serviço:

Livro: Supere desilusões amorosas e pertença a si mesmo, de Soraya Rodrigues de Aragão, 86 páginas   
Editora: Edições Vieira da Silva, Lisboa, Fevereiro de 2019
Dimensões: 150 x 210

Para comprar versão livro físico e e-book –  clique aqui – neste endereço, preço promocional de R$ 39,99  

Disponível nas melhores livrarias online e física do Brasil e Portugal.

Sobre a autora:

Soraya Rodrigues de Aragão é psicóloga, psicotraumatologista, expert em Medicina psicossomática e Psicologia da Saúde. Escritora e palestrante. Autora do livro Fechamento de ciclo e renascimento este é o momento de renovar a sua vida e Supere desilusões amorosas e pertença a si mesmo e Liberte-se do Pânico e viva sem medo!

Contato: contato@sorayapsicologa.com