Sinergia entre gerações

Por Eduardo Carmello

Em vez de defender interesses e posições das chamadas gerações, é preciso construir relações produtivas que gerem alto desempenho, fundada na compreensão e colaboração mútua. É importante que cada “geração” respeite e aproveite os talentos e ideias da outra, pois é justamente esta atitude que constrói caminhos para gerar sinergia e aprendizagem entre as diversas gerações e fazer acontecer a promessa de qualquer empreedimento.

Continua após publicidade

Acredito que toda essa bela discussão sobre as gerações deve ser orientada a descobrir como adquirimos conhecimento relevante e consistente, fazendo extremamente bem o que é necessário ser feito para gerar valor e ser desejável.

Atitudes sinérgicas para construir um conhecimento sustentável:

1 – Esclarecer expectativas e combinar inteligências

Cada um de nós é um universo de potencialidades. Procurar definir o modo de pensar e agir de toda uma geração pode nos levar ao erro de “generalizar e massificar” pessoas. É mais assertivo e maduro esclarecer atitudes e expectativas de cada pessoa que efetivamente maximize a performance.

Continua após publicidade

O mais eficaz é a combinação de talentos e especificidades a favor da performance e inovação. Temos que combinar nossas inteligências para produzir propostas de valor atraentes e relevantes ao que empreenderemos. Os ganhos são visíveis e imediatos quando conversamos e acordamos sobre como cada um pode contribuir da melhor forma para que o trabalho seja mais eficaz e ágil.

2 – Definir claramente a missão e o significado de cada atividade

A equipe tem o direito de saber o significado da missão, do que está fazendo e como tudo se encaixa. Ela precisa encontrar sentido no que está fazendo ou no que lhe pedem para fazer. Se sabemos o sentido e como gerar valor, a união é fortalecida e todos estarão voltados para construir os conhecimentos e recursos necessários para garantir a promessa do empreendimento ou da marca.

Continua após publicidade

3 – Desenhar a estratégia, alinhar promessas e cumpri-las

A falta de comunicação, os relacionamentos disfuncionais e o baixo engajamento é proveniente de compromissos estratégicos rompidos ou mal formulados. Promessas bem formuladas entre as gerações podem gerar equipes hábeis em descobrir como se faz coisas excelentes de forma mais rápida, cooperativa, sem mistérios ou enganações.

4 – Organizar trabalhos em forma de projetos

Uma boa maneira de integrar gerações e construir sinergia é trabalhar por projetos. Pessoas se engajam melhor quando sabem que estão num projeto que tem início, meio e fim muito bem definidos. Os objetivos e metas são mais claros, os papéis e responsabilidades melhor esclarecidos. Existe um ambiente que permite aprender e gerenciar seus relacionamentos de forma mais controlada. Se o projeto pede inovação e agilidade, você não pode tolher um Y, a não ser que ele esteja desrespeitando um valor primordial da empresa ou do cliente. Projetos são ótimos pois são melhores desenhados. É como uma orquestra que toca uma peça e todos seus músicos estão com a partitura. Não existe o “meu jeito” ou o “seu jeito” de tocar. Não existe o meu ou o seu tom. Existe a partitura. O design da estratégia é a partitura e os valores da empresa, o tom da música.

A busca de novas atitudes e sinergia deve existir para coordenar as diversas gerações de uma empresa a executar da melhor maneira o que foi descrito na partitura. Algo que supostamente já foi desenhado para representar a melhor entrega aos clientes.