Relacionamentos ioiô

Por Eduardo Yabusaki

Algumas pessoas se submetem aos relacionamentos ioiôs como “única alternativa possível” para não ter de encarar seus conflitos internos ou condições adversas do relacionamento.

Continua após publicidade

Assim, elas permanecem no relacionamento, mesmo estando insatisfeitas. O caminho para resolução talvez seja refletir sobre o que faz essa situação se manter. Ou até que ponto esse relacionamento pode atender às suas expectativas.

O que faz um relacionamento ir e vir repetidas vezes?

Motivo 1 – O casal briga demais e sempre que isso acontece acabam com o relacionamento. Entretanto, passado algum tempo, sejam dias, semanas ou mais, acabam reatando a relação.

Motivo 2 – Existem pessoas que têm dificuldade em assumir compromisso e quando percebem que estão se envolvendo mais do que pretendiam, acabam o relacionamento, pois a situação assusta; passado algum tempo, sentem falta do par e pedem para voltar.

Continua após publicidade

Motivo 3 – Aprofundar nos sentimentos pode assustar. Alguns acreditam que irão viver o relacionamento da forma como determinaram. Quando se deparam com o envolvimento mais profundo de seus sentimentos, rompem por se sentirem vulneráveis e depois, ao se depararem sozinhos, resolvem reaproximar e reatar o relacionamento.

Motivo 4 – O medo pode ser uma causa de ruptura em relacionamentos aparentemente saudáveis, mas de repente, do nada, é rompido. Medo de frustração, de se decepcionar, de abandono, de traição ou qualquer outro motivo, pessoal e subjetivo, podem fazer com que a pessoa rompa, e tempos depois, ao se deparar com a dura realidade, decide reatar com o seu par para voltar à realidade que parecia promissora.

– Motivo 5 – Há pessoas que têm a necessidade permanente de viver o processo de sedução e conquista de novas pessoas, são movidas por emoções intensas, características de início de relacionamentos ou só de um encontro. Nessas condições é evidente a falta de maturidade do indivíduo.

Continua após publicidade

Independente de qual seja a razão que motive essas idas e vindas, é importante avaliar qual o efeito dessa situação para cada um.

Certamente, o sentimento de instabilidade é inevitável, podendo afetar a autoestima de cada uma das partes; além de gerar desânimo, insegurança, desgaste e distanciamento.

Por isso, relacionamentos ioiô duradouros não são saudáveis. Cabe a cada um avaliar sobre o que está vivendo e que tipo de sentimento essa experiência lhe traz.

Enfim, há uma possibilidade de evolução?