Autoestima: como você se avalia?

Por Elisa Guerra

Sendo a autoimagem a forma como nos vemos (saiba mais), a autoestima acaba sendo um resultado dessa relação que temos com nós mesmos, incluindo a maneira que nos avaliamos e nos julgamos de maneira positiva e satisfatória. Isso acaba sendo importante em diversos aspectos ao determinar a relação que temos com o nosso corpo, a partir da nossa imagem corporal, a segurança que teremos nas nossas relações e projetos e a crença ou a compreensão de que, apesar de nossas falhas e dificuldades, seremos bons o bastante para conquistar nossos objetivos e vivenciar a vida da maneira que almejamos. Ter uma imagem de si positiva e boa autoestima acaba sendo o cerne de todo o nosso desenvolvimento, influenciando até mesmo a forma como nos vemos no espelho, ao considerarmos a nossa aparência bela ou não.

Continua após publicidade

Autoestima e padrões estéticos "corretos"

Você já reparou que algumas pessoas, mesmo não estando dentro dos padrões estéticos ou do que a maioria da sociedade julga como “correto”, acabam se sentindo muito bem com elas mesmas, tendo um estilo pessoal e aparência que as valorizam? E que essas pessoas acabam sendo pessoas interessantes, bonitas e atraentes? Essas pessoas transmitem ao mundo o que elas são, porque no fundo possuem uma imagem de si mesmas positiva, sentem-se bem em sua própria pele e não dependem da aprovação do outro. Isso é algo que transparece em seu modo de ser, interferindo positivamente não apenas no campo estético, mas em todos os campos de sua vida.

Você já refletiu sobre a forma como você se vê?

Já pensou se possui uma visão de si positiva? Ou se acaba se criticando, cobrando e buscando o perfeccionismo? Ou busca ser alguém que no fundo você não é?
Essa é uma reflexão importante!

Continua após publicidade

Fonte: Elisa Guerra é graduada em Psicologia pela FMU e especialista em Psicanálise e Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.