Você se considera impulsivo (a)?

Por Thaís Petroff

Quais os resultados dos comportamentos impulsivos em sua vida? Já parou para refletir um pouco sobre o que é a impulsividade e em como lidar com ela?

Continua após publicidade

Um ato impulsivo é aquele no qual não avaliamos adequadamente ou não levamos em conta as consequências do mesmo sobre nossa vida e/ou de outros. Fazemos o que sentimos vontade naquele exato momento sem refletir no que isso pode dar em seguida. O grande problema disso é que, na ausência de uma avaliação dos resultados de nossas ações, acabamos não nos responsabilizando por eles e podemos criar problemas os quais não nos preparamos para lidar.

Agir impulsivamente é algo imaturo e infantil

Afinal, são as crianças que se comportam desse modo. Elas ainda não aprenderam as leis da ação e reação e também não têm ainda muita noção de tempo; vivem inteiramente focadas no presente, no aqui e no agora e por isso não projetam o futuro. Viver no momento presente é algo muito útil e importante, dado que se ficamos o tempo todo pensando no futuro, acabaremos por desenvolver a ansiedade, mas conforme vamos crescendo e nosso cérebro se desenvolvendo, podemos ir amadurecendo também emocionalmente, conseguindo fazer esse "jogo" de relacionar possíveis consequências futuras com nossas ações do presente e com isso pautar nossas escolhas no aqui e agora. Quanto mais fizermos isso, mais responsáveis e felizes também nos tornamos; uma vez que percebemos cada vez mais a vida em nossas mãos, o controle que temos de muitas coisas por conta de controlarmos a nós mesmos.

Por isso, se você tem a ideia de que responsabilidade é algo pesado e chato e por isso não gosta muito de pensar no que faz. Digo-lhe: você está se enganando. Sempre teremos consequências diante de nossas escolhas e elas certamente em algum momento nos afetarão. Portanto, se você não leva em conta o impacto de suas decisões e ações sobre o mundo, sobre a vida dos outros, e principalmente sobre a sua própria vida, você está cada vez mais se colocando em um beco sem saída e, se ainda não chegou, muito em breve a "conta" de seus atos chegará a você.

Continua após publicidade

Quanto mais responsabilidade você tiver sobre si mesmo, mais liberdade sentirá (e não o contrário).

Como ser menos impulsivo e mais responsável

1 – Sempre que for tomar alguma decisão pare por alguns instantes e se pergunte o porquê de querer fazer isso. Busque identificar o que te motiva: raiva, medo, seus sonhos, boas intenções?

Continua após publicidade

2 – Quando identificar com mais clareza sua motivação (o motivo que te leva à ação) se pergunte se é isso mesmo o que quer e se estando mais calmo agiria do mesmo modo ou se passasse um dia ou dois você continuaria com essa mesma decisão.

3 – Tome a decisão e entre em ação. Passado algum tempo (talvez alguns minutos, horas ou dias) avalie o resultado de sua escolha. Foi positivo? Se sim, por quê? Se não, por quê? Aprenda com suas escolhas e comportamentos. Errar não é um problema. Persistir no erro e não aprender com ele, é!