DESTAQUES

Como não ficar tenso ao se submeter a um teste?

Ana Lúcia Paiga 11/04/2019 PSICOLOGIA
Como não ficar tenso ao se submeter a um teste?
Fonte: imagem Pixabay
Tem solução: a prova se aproxima e estou muito ansiosa, com medo do que vai acontecer...

Por Ana Lúcia Paiga

Sabe quando você passa horas, dias, meses, estudando, se preparando para uma determinada ocasião? Uma prova, um teste, uma apresentação...

Você sabe tudo, já reviu mil vezes, mas assim mesmo está tenso(a) com medo, um frio na barriga... - e se eu errar?

Geralmente a continuidade de seus planos de vida depende desse resultado e mais do que ninguém, você se cobra ter um bom desempenho.

Vamos entender o que se passa aqui.

- Seu Ego Adulto conhece a matéria, tem todo o conteúdo ou procedimentos registrados (Racional).

Seu Ego Parental  muitas vezes, rígido, exigente, está te pressionando para não falhar (Crítico).

- Seu Ego Criança, pressionado por essa cobrança, sente medo de não conseguir e ser criticado, rejeitado (Emocional).

Começa dentro de você, uma batalha entre seus três lados. Onde houver maior quantidade de energia psíquica, haverá uma força maior de expressão.  Por isso é tão importante ter consciência do que está se passando internamente. Se tenho uma boa percepção de como estou me sentindo, posso utilizar ferramentas para me equilibrar, movendo a energia através dos Egos.

Exemplo:

A prova se aproxima e eu estou muito ansiosa, com medo do que vai acontecer. Ao perceber esta sensação, paro, coloco minha atenção apenas na minha respiração e me centro em mim mesma.

Ao fazer este simples exercício, concentro minha energia neste comando racional e a tiro do emocional que está me desestabilizando. Me lembro e me aproprio de todo o conteúdo adquirido durante minha preparação para o teste. Ao invés de me cobrar, afirmo que me preparei bem e farei o meu melhor. Confio. Desta forma, me mantenho no momento presente, e tenho acesso ao conteúdo racional sem as névoas do medo.
 
Mais uma vez a utilização dos três estados de Ego traz a possibilidade de uma resposta equilibrada e mais adequada à situação.

Se você agir impulsivamente, pode estar expressando sua Criança Adaptada (que pode ser submissa ou rebelde) e desperdiçar todo o conhecimento do Adulto.

Respire!




TAGS :

    medo, nervosa, ansiedade, prova, teste

Ana Lúcia Paiga

Faz psicoterapia para adolescentes, adultos e casais. Leciona Curso Básico de Análise Transacional (duração de 12 horas). Coaching (life-coaching e equipes. Realiza supervisão de profissionais ligados à educação (Lar Sírio Pró Infância). Faz palestras diversas sobre temas de autoconhecimento. Criação e Condução de workshops de desenvolvimento. Preparo e Acompanhamento de grupos à Comunidade de Findhorn. “Acredito que a melhor maneira de evoluir é compartilhar experiências.”



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.