Como não ficar tenso ao se submeter a um teste?

Por Ana Lúcia Paiga

Sabe quando você passa horas, dias, meses, estudando, se preparando para uma determinada ocasião? Uma prova, um teste, uma apresentação…

Continua após publicidade

Você sabe tudo, já reviu mil vezes, mas assim mesmo está tenso(a) com medo, um frio na barriga… – e se eu errar?

Geralmente a continuidade de seus planos de vida depende desse resultado e mais do que ninguém, você se cobra ter um bom desempenho.

Vamos entender o que se passa aqui.

Seu Ego Adulto conhece a matéria, tem todo o conteúdo ou procedimentos registrados (Racional).

Continua após publicidade

–  Seu Ego Parental  muitas vezes, rígido, exigente, está te pressionando para não falhar (Crítico).

Seu Ego Criança, pressionado por essa cobrança, sente medo de não conseguir e ser criticado, rejeitado (Emocional).

Começa dentro de você, uma batalha entre seus três lados. Onde houver maior quantidade de energia psíquica, haverá uma força maior de expressão.  Por isso é tão importante ter consciência do que está se passando internamente. Se tenho uma boa percepção de como estou me sentindo, posso utilizar ferramentas para me equilibrar, movendo a energia através dos Egos.

Continua após publicidade

Exemplo:

A prova se aproxima e eu estou muito ansiosa, com medo do que vai acontecer. Ao perceber esta sensação, paro, coloco minha atenção apenas na minha respiração e me centro em mim mesma.

Ao fazer este simples exercício, concentro minha energia neste comando racional e a tiro do emocional que está me desestabilizando. Me lembro e me aproprio de todo o conteúdo adquirido durante minha preparação para o teste. Ao invés de me cobrar, afirmo que me preparei bem e farei o meu melhor. Confio. Desta forma, me mantenho no momento presente, e tenho acesso ao conteúdo racional sem as névoas do medo.
 
Mais uma vez a utilização dos três estados de Ego traz a possibilidade de uma resposta equilibrada e mais adequada à situação.

Se você agir impulsivamente, pode estar expressando sua Criança Adaptada (que pode ser submissa ou rebelde) e desperdiçar todo o conhecimento do Adulto.

Respire!