DESTAQUES

O que me impede de ser flexível?

Blenda de Oliveira 12/04/2019 PSICOLOGIA
O que me impede de ser flexível?
Fonte: imagem Pixabay
Revisar, repensar e reorganizar indicam maturidade, inteligência e flexibilidade

Por Blenda de Oliveira

É possível que pessoas mudem de ideia e posição sem que isso signifique incoerência ou inconstância. Se você foi, por muito tempo, a favor ou contra alguma coisa, se sempre acreditou em certas posições, não está impedido de mudar: seja por avaliação, contexto e apreciação da realidade. É importante reconhecer que certos caminhos não possuem mais a mesma aplicabilidade.

Se não nos dermos a chance de fazer revisões, estaremos condenados a ser chatos, estúpidos, inflexíveis, rígidos, cheios de ideias fixas e reféns do medo. Por outro lado, há certas orientações que são difíceis de mudar ou que não necessitam mudanças, porém, há tantas outras que, por inteligência e vontade de fazer diferente, são merecedoras de uma revisão e de um pouco de humildade para se refazerem caminhos e conceitos. Claro, para algumas pessoas suas ideias não podem ser mexidas, tampouco desapegadas, já que ameaçam a própria vaidade, uma pretensa segurança pessoal e a ideia (equivocada) de poder.   

 




TAGS :

    flexível, rigidez, psicologia

Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Qual o preço de se buscar a perfeição?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.