DESTAQUES

Como apagar traumas do passado?

Eduardo Ferreira Santos 09/05/2019 PSICOLOGIA
Como apagar traumas do passado?
Fonte: imagem Pixabay
Tentar apagá-los da mente só agrava o sofrimento

E-mail enviado por uma leitora:

“Coloquei todos os meus traumas na janela do esquecimento, onde só seu sei onde estão. Como isso dói e me mata a cada dia. Já tentei seguir com a vida em frente.  Fiz faculdade, trabalho e finjo ser uma pessoa normal. Só que dentro de mim há um inferno. A minha solidão é um inferno na Terra! Me ajude.”  

Resposta: Não é nada fácil apagar os traumas do passado, embora haja quem até prescreva medicação para isso.

O importante, a meu ver, não é tentar mantê-los presos no inconsciente, pois são fantasmas que vêm sempre nos assombrar em momentos mais difíceis. A minha sugestão é procurar uma terapia para “exorcizar” tudo que nos agrediu no passado e no presente. Sejam traumas violentos ou aqueles silenciosos que apenas nos feriram profundamente.

Encare esses fantasmas! Enfrente-os e, com uma ajuda psicoterapêutica, será muito mais fácil livrar-se deles!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    tept, trauma

Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.