O que é preciso para evoluir espiritualmente?

Por Patrícia Gebrim

"Se eu quiser falar com Deus…
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou
Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração…"

Continua após publicidade

Ouvindo esse trecho da musica do Gil, me dou conta de que evoluir espiritualmente é o caminho que leva todos nós a uma vida muito mais plena e feliz; e ainda assim, é preciso que você saiba que esse não é um caminho feito de doçuras e incensos, ao menos não para o ego.

Evoluir espiritualmente requer que a gente se desidentifique do ego, e gente… Isso dói.

O ego é confrontado em sua arrogância, sua autoimportância, suas crenças, seus desejos, e precisa perder tudo isso para abrir caminho para a alma. Não é fácil. É uma espécie de morte, que muitos chamaram de "a noite escura da alma". Nos sentimos triturados, despedaçados, perdidos, assustados…

Não digo isso para desestimular ninguém, e sim para que minhas palavras levem força e confiança a quem está nessa travessia. É apenas a ilusão se desfazendo, entendem?

Continua após publicidade

E lá… Do outro lado, está a vida real em sua infinita bem-aventurança. Está a liberdade, a comunhão com o divino em nós, que nos traz infinita leveza.

Assim, tenha coragem. Não desista. Nos tempos de escuridão e dor, foque seu olhar na luz e não pare. A paz é a recompensa dos corajosos.