DESTAQUES

Tenho uma percepção 'correta' da realidade?

Ângelo Medina 26/06/2019 AUTOCONHECIMENTO
Tenho uma percepção 'correta' da realidade?
Fonte: imagem Pixabay
“Para ver muita coisa é preciso despregar os olhos de si mesmo” Nietzsche

Por Ângelo Medina

O que é a realidade?  Em resumo, um conjunto de experiências e circunstâncias (fatos) que vivemos no momento presente.

Mas será que nos diversos momentos de nosso dia a dia temos uma percepção correta da realidade? Muitas vezes não.

Mancha no lago

Gosto de utilizar a metáfora da mancha no lago para justificar essa visão parcial da realidade.

Imagine que a realidade é um imenso lago azul. De repente... pá!!! surge um problema inesperado para você resolver – não importa o seu tamanho. Mas... voltando ao lago, este problema é uma minúscula mancha de óleo no lago. Dependo de como você (o seu ego) que a tudo deseja controlar, vai se focar nesse problema, essa minúscula mancha tomada por receios de não ter uma solução a contento – o ego é muito exigente!!, vai se expandir e ocupar todo o lago, cegando sua luminosidade azul. Nossa percepção sai do TODO (o lago), para se focar somente num ponto: a minúscula mancha escura de óleo: um ponto em específico nesse problema que lhe perturba.  
    
Nietzsche    

Assim uma frase do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) cai com uma luva: “Para ver muita coisa é preciso despregar os olhos de si mesmo”.

Só saindo de si mesmo, é possível transcender essa falsa percepção da realidade, focada principalmente no medo e na ansiedade. Enxergando o todo – tendo consciência de quem você realmente É!  Consciência de seus talentos, habilidades e de sua conexão com uma força Universal, e voltar ao ponto neutro de equilíbrio, seguir a voz do coração, da intuição, e com flexibilidade, seguir o fluxo das circunstâncias para responder de forma positiva aos fatos que lhe forem apresentados.
     
Sempre que focamos apenas em um único ponto de uma situação, estamos tomados pela cegueira de nossas crenças limitantes. Procure ver do alto, com essa visão pan da realidade.           

 

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), mais perto ainda de nós. O jornalista e editor do portal Vya Estelar, Ângelo Medina, responderá perguntas ou dúvidas relacionadas a este post que você acabou de ler. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



TAGS :

    autoconhecimento

Ângelo Medina

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.