Como funciona o cérebro?

Por Marta Relvas

Muito se estuda sobre aprendizagem, comportamentos humanos, células neuronais. Enfim, como essas estruturas neurobiológicas se organizam e conectam-se dando ao sistema nervoso, especificamente ao encéfalo, a função central de receber, decodificar e responder aos estímulos ambientais.

Continua após publicidade

Essas forças que se conectam, acontecem por meio do potencial de ação da membrana celular, com gasto de energia mitocondrial, entre os neurônios, células da Glia e o meio extracelular, ativando as sinapses. O princípio físico, biológico é identificar como essas  forças de ações neuronais, tornam-se mais forte ou mais fraca no instante da  tramsmissão do impulso elétrico e químico. Pesquisas estão sendo intensificadas com a finalidade de entender como as fibras nervosas axonais se unem formando as redes neurais dando uma forma de comunicação multimodal do cérebro, por meio dos conectomas.    

Conexões cerebrais, atividades mentais e comportamentais

Segundo, PEREIRA, Fabricio Ramos Silvestre, em sua tese de doutoramento, 2013, diz: O conectoma cerebral refere-se ao mapeamento dos circuitos neurais com os objetivos de: Identificar regiões que dão suporte às atividades mentais e comportamentais, e detectar alterações nesses circuitos que levam a distúrbios de ordem psiquiátrica e neurológica. Essa "conectividade" entre regiões cerebrais é geralmente classificada em três tipos: anatômica, funcional e efetiva. Sendo representada e observadas por meio de neuroiamgem Ressonância Magnética, Eletroencefalograma. Importante destacar que com esses estudos é possível se reconhecer cérebros com patologias específicas, mutações gênicas ou saudáveis, a princípio estudadas, segundo o autor, e a neuroplasticidade funcional por biomarcadores.    Estudos por mapeamento do conectoma vem sendo pesquisado por meio de marcadores de diversos tipos, bem como, vem sendo observado pelo fluxo da atividade neuronal, e também, pelo fluxo e a intensidade da glicose (sangue), nas regiões cerebrais.

Estrutura do cérebro: estudos específicos  

Continua após publicidade

Estudos específicos vêm sendo desenvolvidos pelo Projeto Conectoma que consistem em analisar com mais detalhes a estrutura do cérebro humano e relacioná-lo como a diferença no DNA das pessoas exercem sobre o órgão. Pesquisas atuais, por meio da Ressonância Magnética, demosntram que as fibras nervosas são vias organizadas, e não um emaranhado de conexões como pensava-se há algum tempo atrás. Fazendo uma comparação, as conexões das fibras neurais que forma o cérebro, lembram e  parecem uma supervia de avenidas, ruas, ruelas, bem direcionadas e organizadas como uma cidade planejada.  Porém, com todo avanço tecnológico, ainda não é possível diferenciar ou reconhecer, se uma pessoa  apresenta um determinado tipo de conectoma que possa desenvolver uma patologia ou não.

Mapear todas as sinapses em um cérebro é uma meta e um caminho importante para os estudos  das neurociências, porém, não será fácil ou viável.  O objetivo de entender o cérebro humano e seu funcionamento é realmente uma das últimas fronteiras para os seres humanos explorarem. Tentar explicar por que um determinado indivíduo é do jeito que é, ou o que causa uma determina patologia e na outra pessoa não apresenta, por exemplo, continuará sendo um desafio muito grande por algumas décadas. https://studylibpt.com