Criatividade: poderosa arma antitédio

Por Ângelo Medina  

A criatividade sempre foi permeada por mitos, historicamente vinculada às artes, à ciência e aos grandes inventores gênios da raça. Mas hoje seu conceito está cada vez mais elástico e, paradoxalmente, pode ficar desgastado. Já virou clichê falar em economia criativa e a criatividade pode estar inserida em todos os momentos de nosso cotidiano. Mas é pouco estimulada nessa era hiperdigitalizada do copia-e-cola.      
       
Criatividade e intuição  

Continua após publicidade

Bem… quando sentimos tédio em nossa vida é porque estamos explorando pouco nosso enorme potencial criativo. A intuição permitindo que as boas ideias venham, abre as portas para criatividade, que pode transformar por exemplo um domingo enfadonho em um dia bem temperado.

Eu atravesso ainda uma fase pesada de um processo de luto por conta do falecimento da minha mulher e o domingo tem sido o dia mais difícil. Consegui um certo unguento no último, como uma pequena alteração na minha rotina. Normalmente, saio para ir tocar baixo pela manhã e tenho pela frente ainda uma enorme tarde e noite pela frente…

Simples ideia: manifestação concreta de rica criatividade

Nesse domingo decidi ir tocar uma parte do meu repertório criativo pela manhã, fui ao cinema na hora do almoço, almocei no final do tarde; e saí novamente para concluir o repertório. Assim, as horas se passaram de forma mais tranquila. Uma ideia criativa muito simples transformou completamente o meu dia. Quando fazemos diferente do habitual já estamos sendo supercriativos, como por exemplo, ao invés de fazer um ovo frito, fazemos um ovo poché.

Continua após publicidade

Ao acordar… pense em reconstruir seu Ser, como se estivesse nascendo naquele dia, sendo a cada dia um Ser diferente e mais aprimorado, reconstrua seu momento presente, e por consequência, a sua vida… Um dia de cada vez…  E sem cobranças, senão não vai dar certo.