Como abrir a mente da minha mulher para variarmos no sexo?

por Margareth dos Reis

"Sou casado há 32 anos. Tenho 61 anos e ela 58. Nosso relacionamento sempre foi bom. Porém, há algum tempo, já não temos a mesma intimidade. Eu adoro fantasiar, mas ela não aceita. Existe alguma maneira dela sentir vontade de fazer sexo diferente? No diálogo já tentei."

Continua após publicidade

Resposta: Sempre existe uma maneira de melhorar a qualidade de vida sexual do casal quando as duas pessoas da relação estão em condições para isso.

Você e sua esposa, por exemplo, já tiveram uma atividade sexual mais satisfatória do que a que mantêm atualmente. Mas, também, vocês já devem ter passado por muitos acontecimentos durante a trajetória a dois, então, por que não pensar que podem existir alguns fatores que não estejam favorecendo um resultado mais positivo na intimidade, para ambos os lados?

Sim, porque quando não está bom para um lado é possível que não esteja para o outro também. Só para ilustrar, na etapa da vida em que vocês se encontram a sua esposa já enfrentou uma série de mudanças (primordialmente hormonais), devido ao período do climatério (veja aqui) e a ocorrência da menopausa (que determina o fim da atividade ovariana) e, dependendo do impacto que essa experiência teve para ela, pode ter comprometido a disposição sexual dela.

Do ponto de vista emocional, como essa etapa da vida coincide com a chegada dos sinais do envelhecimento, isso pode levar a mulher a fazer associações nada favoráveis desses sinais com o próprio bem-estar e a capacidade erótica feminina. Por isso, é fundamental avaliar como cada um da dupla se encontra do ponto de vista físico e emocional, neste momento, para se conseguir prospectar harmonia sexual na intimidade.

Continua após publicidade

Vale a pena buscar ajuda profissional com sua esposa para que vocês possam compreender como chegaram sexualmente até aqui e, juntos, encontrarem um caminho de sensualidade mais estimulante, e confortável, para ambos daqui para frente.