Devo tatuar o nome do meu par?

Por Eduardo Yabusaki

As tatoos, mais do que ser uma arte permanente exposta no corpo, para cada aficionado que a faz, têm um significado, não só de liberdade com o próprio corpo e estética, mas também outros significados associados diretamente com o próprio desenho, imagem, frases, nomes etc.

Continua após publicidade

Há pessoas que tatuam a imagem ou nome da pessoa amada por diferentes motivos. Para ela terá um significado especial e que justifica um registro definitivo em seu próprio corpo.

Não é incomum observarmos o nome ou imagem de filhos, familiares e mesmo do par amoroso registrado eternamente no próprio corpo pela tatuagem, como forma de homenagear e manifestar seu amor eterno. Independentemente de quem seja o homenageado, é importante que cada um reflita e avalie o significado de tal demonstração.

Afinal, tudo o que envolve alguém que não seja eu, precisa levar em conta o desejo e opinião do outro, que no caso da homenagem com uma tatoo, será exposto publicamente. Porém, nem sempre o tatuado tem essa preocupação de levar em conta como será para o homenageado.

Converse com o par antes de fazer a tatoo

Continua após publicidade

O par pode achar lindo e maravilhoso e em nada interferir no relacionamento. Porém, dependendo de como está o relacionamento, a tatoo pode gerar conflitos. Isso pode ocorrer por exemplo no início do relacionamento. Uma das partes movida pela paixão, resolve fazer uma tatoo para surpreender o outro com a intenção de conquistar e envolver ainda mais o par. Esse tipo de situação é de alto risco. Afinal, não podemos saber qual será a reação do par; supor é possível, mas saber efetivamente não. Ela pode reagir superbem e achar fantástico e repercutir favoravelmente na intensificação da paixão entre ambos; pode criar um impacto de surpresa e ser indiferente ao outro; o que pode ser frustrante para o tatuado; pode gerar um impacto negativo em que o par se vê exposto. E por ser uma pessoa discreta, reservada ou ainda, não tão certa quanto aos seus sentimentos, se vê pressionada, por não ter sido consultada em ser exposta publicamente.

Tatoo e crise na relação

Observamos ainda pessoas que diante de uma crise no relacionamento, ameaçada pela possibilidade da perda do par, num impulso desesperado faz a tatoo para manifestar seus sentimentos que pensa ser de amor, mas que talvez possa ser uma dependência em relação a outra pessoa, e que pode ter efeitos mais desastrosos do que positivos para o relacionamento; pois, como dito anteriormente, não é possível saber qual será a reação do outro.

Continua após publicidade

A tatoo pode ser um registro artístico e afetivo importante. Mas é essencial que trilhemos um caminho de uma tranquila comunicação.