imagem de capa

Autoconhecimento

Psicologia

Vida feliz e vida prazerosa: você sabe a diferença?

Uma vida prazerosa é diferente de uma vida feliz

A vida prazerosa é:

1) Repleta de componentes sensoriais, ou seja, há muita excitação e frisson, um sentimento de prazer intenso;
2) Sem crescimento psicológico - o indivíduo não se torna uma versão melhor de si mesmo;
3) De curta duração;
4) Habitual - a pessoa se acostuma com aquilo e cada vez quer mais e mais.

A vida feliz é:

1) Desprovida de componentes sensoriais - é serena, relaxada e pacífica;
2) Preenchida de crescimento psicológico - o indivíduo floresce;
3) De longa duração;
4) Repleta de flow.

... mas o que é o flow?

O flow foi descrito pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi como um estado mental no qual todas as nossas ações, pensamentos e ideias estão focadas na execução de um determinado desafio, como uma competição esportiva, tocar um instrumento, jogar um jogo...  

Esse desafio está acima da média das nossas habilidades - assim, o flow é o equilíbrio entre o desafio e as nossas capacidades.

O flow faz com que percamos a noção do tempo por estarmos focados e engajados em uma atividade e, principalmente, faz com que tenhamos crescimento psicológico.

Ao empregar nossas capacidades diariamente na realização de atividades, estamos construindo a felicidade e entrando em flow.

Dessa forma, é criado um amortecedor natural para infelicidade e emoções perturbadoras.

Uma atividade que costumo fazer para trabalhar o flow é juntar os participantes em duplas e pedir a eles que compartilhem um com o outro o que os fazem entrar em flow.

Após, pergunto a cada um quais as atividades que fazem com que sua dupla entre em flow.

Em um momento de interação, resgato o flow e faço com que a criança cresça, construa habilidades de interação e escuta e fortaleça a memória de trabalho.

E você? O que te faz entrar em flow?


Miriam Rodrigues é psicóloga, especialista em Psicologia Clinica e em Medicina Comportamental pela UNIFESP. Idealizadora da Educação Emocional Positiva, programa psicoeducacional para se trabalhar as competências socioemocionais e as habilidades para o bem estar, presente em todos os estados brasileiro. Autora e coautora de diversos livros na temática de Psicologia Positiva, Educação Emocional e Terapia Cognitiva. www.educacaoemocionalpositiva.com.br

O que você achou do novo Vya Estelar?