imagem de capa

Autoconhecimento

Minhas Atitudes

Como ser mais otimista no dia a dia?

"O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo" Helen Keller

14 ago, 2019

Esse cotidiano da era hipermoderna, muito corrido e repleto de solicitações, acaba sugando muito do nosso poder mental em ter uma perspectiva mais otimista frente às circunstâncias que nos são apresentadas. Uns se sucumbem, outros procuram se cercar das melhores expectativas para lidar com seus desafios e problemas.

Mas diante da hipótese de ocorrer uma tragédia na vida, como ter um ataque cardíaco ou pensar que aquele casamento dos sonhos pode amanhã se transformar em um divórcio medonho, a maioria das pessoas assume um tipo de otimismo chamado de otimismo irrealista. Isso é comprovado por estudos na área da Psiquiatria. Este otimismo é chamado de irrealista pois, quando se compara o número de pessoas que acreditam na possibilidade de ter um revés, como esses citados aqui, e o número de pessoas que são acometidas por este, o número de vítimas é bem superior. Assista ao vídeo sobre otimismo irrealista.  


O lado nefasto desse otimismo irrealista é que as pessoas tendem a ficar menos cautelosas, defendem os autores do termo.  Mas concordo com a frase da escritora americana Helen Keller (1880-1968), que o otimismo é a fé em ação. Ou seja, a certeza de que a vida irá, infinitas vezes, sorrir para nós e que, através da constância e perseverança, em atitudes e pensamentos positivos, iremos moldar o nosso destino dessa forma. Mas... se excluirmos as tragédias permeadas pelo imponderável e pensarmos em nossos medos cotidianos, a maioria deles não se concretiza. Basta só você fazer se lembrar dos medos ocorridos no seu passado ou da possibilidade de não resolver aquele problema...      

Devemos então nos conectar com o nosso lado luminoso e não deixar que o medo e a dúvida nos tolham de ter uma vida mais próspera e abundante.

Cinco frases para você exercitar uma perspectiva mais otimista:

1-) Hoje vou caminhar para realizar com sucesso as ações que irão me levar a bons resultados dentro desse quadro que vivo atualmente profissionalmente e pessoalmente. 

2-) Hoje vou me cercar das melhores expectativas de soluções para empreender esse meu objetivo.

3-) Hoje vou resolver de forma positiva todas as questões que se apresentarem, seja de cunho  pessoal ou profissional. 

4-) Hoje construirei esse caminho com vontade positiva e determinação.  Seu final é o meu objetivo e nada me afastará de realizá-lo.    

5-) Meu caminho é luminoso de paz e alegria e eu estou indo para essa realização.

6-) Minha mente está focada em realizar a solução das minhas questões profissionais e pessoais com alegria e felicidade.

Outra possibilidade saudável e trilhar o caminho do meio. E, só para ficar nos exemplos deste post, cuide da saúde do seu coração e de seu relacionamento amoroso.


Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.


Vya Estelar Responde



O que você achou do novo Vya Estelar?