imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

Treino pesado pode prejudicar a saúde?

Por mais que você se alimente adequadamente, o organismo precisa de um tempo para se recompor

14 ago, 2019

E-mail enviado por um leitora:  

“Fazer treino pesado, tipo Muay thai e funcional com peso, diariamente por uma hora, pode prejudicar a saúde? Faço caminhada também.”

Resposta: Se o treinamento de luta e o treinamento funcional pesado forem praticados todos os dias, é recomendável você repouse pelo menos uma vez na semana ou intercale com atividade aeróbica de intensidade moderada.

Organismo precisa de um tempo para se recompor  

Por mais que você se alimente adequadamente, o organismo precisa de um tempo para se recompor, regenerar, reparar e construir células. Seria conveniente ainda alongamento ou natação ou alguma atividade leve, diferente da luta e do funcional. Portanto, respondendo à sua pergunta, se faz mal praticar exercício físico forte diariamente, sem repouso (ativo ou não) adequado, eu diria que sim.

A caminhada é uma atividade que vai de leve a moderada a qual pode ser realizada com a luta e o funcional.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.


Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. A professora de Educação Física e Fisioterapeuta, Milena Imaizumi, responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.



O que você achou do novo Vya Estelar?