imagem de capa

Vya Estelar Responde

Fala Leitor

É certo meu filho de 12 anos sempre manter a porta do quarto trancada?

Diga que você não quer invadir a privacidade dele

14 ago, 2019

E-mail enviado por uma leitora:

“Olá, meu filho tem 12 anos e é extremamente inteligente. Ultimamente está com hábito de manter a porta do quarto fechada. Sempre verifico o que ele está fazendo, mas tenho dúvida se a criança dessa idade precisa manter a porta fechada do quarto. Obrigada.”

Resposta: Você tem razão de estar preocupada. Primeiro converse com o seu filho e coloque os seus motivos de uma maneira clara e sem dizer que está brava. Espere um momento que vocês dois estejam relaxados e não tenham brigado. Pergunte por que ele precisa ter a porta do quarto fechada. Diga que você não quer invadir a privacidade dele. Mas que gostaria de passar mais tempo na companhia dele. Que tipo de atividade que ele gosta de fazer? Será que vocês não poderiam fazer juntos. Se ele está assistindo a filmes no quarto, pergunte se vocês não podem assistir juntos ou jogar um jogo no computador.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.


Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.


Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicopedagoga Betina Serson responderá perguntas enviadas por você sobre como educar, se relacionar e lidar com os problemas emocionais dos seus filhos. Os e-mails serão selecionados e publicados de acordo com critério editorial do Vya Estelar. Seu nome e e-mail não serão divulgados.


O que você achou do novo Vya Estelar?