Busca por destaque pode levar a irrecuperáveis desvios de rota

por Flávio Gikovate

O prazer proporcionado pela vaidade leva à distorção sobre o que de fato pode ser importante na vida.

Continua após publicidade

Em tese as atividades “importantes” são bem remuneradas e as “sem importância” não.

Através de conceitos desse tipo,  a razão fica colorida de juízos de valor e passa a competir com julgamentos mais sofisticados do tipo: certo e errado, bom e mau, justo e injusto… Pensamos no valor intrínseco de nossas ações e, ao mesmo tempo, em sua repercussão aos olhos dos outros.

Nenhum dos processos racionais fica livre da ânsia de se destacar, de atrair olhares positivos de admiração e também do pavor de atrair a ironia e crítica que provocam a dor da humilhação.

A razão com seu papel de mediar necessidades e desejos internos, junto às possibilidades da realidade exterior e os valores da reflexão moral, dificilmente, conseguirá exercer a sua função de modo puro. Essa estará sempre influenciada pela ânsia de destaque e pelo pavor da humilhação.

Continua após publicidade

Isso poderá levá-la a terríveis erros na reflexão e decisão acerca das várias atitudes que temos que tomar ao longo da vida.

A busca de destaque poderá nos levar a importantes e irrecuperáveis desvios de rota. Uma pessoa pode renunciar ao sonho de uma carreira que lhe entusiasma, mas que não é bem vista socialmente e não traz a devida recompensa material (o professor, o músico de orquestra, entre tantos outros exemplos) e ir em busca de uma carreira menos gratificante emocionalmente, mas que permita o destaque social ansiado.

Um homem pode se envolver com uma mulher muito bonita, mas com o intuito de chamar a atenção das outras pessoas através dela do que em decorrência de suas genuínas qualidades humanas.

Continua após publicidade

Esses são alguns exemplos que mostram como a busca de destaque pode levar a resultados existenciais muitas vezes desastrosos. Quando isso ocorre, a perda da coerência interna geradora de infelicidades e outras tensões, poderá ser mais grave do que os momentâneos prazeres derivados de destaque.  

Enfim, compreender tudo o que pudermos acerca da vaidade e seus perigos pode ser de extrema valia para evitarmos muitos focos de infelicidade.