Seu cabelo está bem nutrido?

por Sonia Corazza

Atualmente existem tantos produtos para tratar do cabelo, que é importante classificar quem são eles e quais os ingredientes que realmente agem.

Continua após publicidade

Hidratação

Vamos começar pela hidratação, que é a forma de reter umidade sobre a cutícula do fio, melhorando sua maleabilidade e flexibilidade. A perda da umidade da superfície do cabelo provoca a diminuição de coesão entre as cutículas, causando descamações e perda de brilho.

Como resolver o problema

Uma boa ação externa e superficial pode ser realizada com formulações contendo, por exemplo, pantenol, a pró-vitamina B5, que tem a capacidade comprovada de umectar a fibra capilar após três minutos de contato.

Continua após publicidade

Produto: mascára de tratamento capilar para hidratação – ver na rotulagem do fabricante

Nutrição

A nutrição é um termo que vem sendo usado para explicar a atividade protetora, que está bastante ligada à reposição dos lipídios protetores do fio de cabelo. Explico:

Continua após publicidade

Esta camada protetora natural tem como objetivo promover a lubrificação necessária para evitar a perda dos componentes da fibra capilar. Entre eles a água é fundamental, mantendo a superfície do fio íntegra e homogênea. Quando não há lipídeo suficiente, ou seja, este "alimento" do fio, acontece a quebra em toda extensão e também a perda da maciez.

Como resolver o problema

A "nutrição" do fio de cabelo deve ser obtida com aminoácidos livres presentes em Proteínas Hidrolisadas, de fontes como trigo, seda, amêndoas, aveia, entre outras, visando promover um processo de regeneração e aumento do conteúdo hídrico na fibra capilar.

Produto: leave-ons para nutrição (produtos que ficam no cabelo, são os finalizadores, como as pomadas, géis e mousses) – ver na rotulagem do fabricante

Reestruturação

A reestruturação, ou reconstrução, visa realmente restabelecer componentes substanciais presentes na superfície do fio. Assim a queratina e seus derivados, bem como os oligoelementos, são importantes para a aparência dos cabelos, sua ação está baseada na proteção da superfície do fio. Sem eles as pontas ficam quebradiças e poderá haver rompimento durante o simples ato de lavar ou pentear os cabelos.

Como resolver o problema

Os produtos capilares contendo oligoelementos promovem um aumento da resistência do fio à quebra. Veja quem são eles:

Manganês: essencial para a cutícula do cabelo.
Silício: participa na luta contra o envelhecimento do fio.
Zinco: fundamental para a oxigenação celular, sua ação mais reconhecida é no tratamento de cabelos enfraquecidos.

Produto: séruns para reestruturação – ver na rotulagem do fabricante