Cabelos brancos e radicais livres: essa relação realmente existe?

por Sonia Corazza

Canície é o nome dado à despigmentação dos fios de cabelo, tornando-os brancos por falta de melanina. O fator determinante do embranquecimento gradual dos cabelos é o hereditário, se seus pais e avós desenvolveram o quadro, pode estar certo que você não escapa. Mas o etresse e a alimentação inadequada, pobre em ácido fólico e vitamina B12, algumas doenças como a anemia, diabetes e hipertireoidismo, também são fatores que podem causar descoloração precoce do cabelo.

Continua após publicidade

Você sabia que pessoas de pele clara tendem à canície por volta dos 30 anos, enquanto que negros só aos 40? Isso porque os negros têm maior capacidade de sintetizar e prolongar a vida da melanina e dos melanócitos. O melanócito é a célula produtora do pigmento melanina, que pode ser dividida em dois tipos, eumelanina e feomelanina. A eumelanina confere tons escuros aos fios, como castanho e preto, e a feomelanina proporciona tons loiros e ruivos. Assim a cor do cabelo é dada pela combinação da concentração de eumelanina e feomelanina.

E os radicais livres?

Hoje sabe-se que a formação excessiva de radicais livres, numa concentração superior ao poder de equilíbrio interno, mecanismo natural de defesa do corpo, pode sim comprometer a síntese de melanina e provocar a perda acelerada da coloração natural do cabelo. Resumindo, os radicais livres, moléculas muito reativas, atacam as proteínas e o DNA do corpo, causando degeneração em vários níveis diferentes, inclusive deixando os cabelos brancos.

Hábitos de vida inadequados, como o fumo, a exposição continuada à radiação solar, ambientes poluídos, alimentação desequilibrada, cheia de gordura hidrogenada e até estresse são ativadores da produção de radicais livres e têm ação prejudicial ao organismo.

Continua após publicidade

Mas existe esperança!

É possível recuperar a cor do cabelo de forma natural, sem tintura

Parece inacreditável, mas existem estudos que evidenciam o fato que é possível repigmentar cabelos brancos, desde que os melanócitos não tenham perdido sua integridade totalmente, o que acontece na fase inicial da embraquecimento do fio.

Continua após publicidade

Vitaminas como ácido fólico, ácido pantotênico e vitamina B12, administradas em doses ortomoleculares, associadas ou não, dependendo do caso, a alguns antinflamatórios específicos, podem reativar a produção de melanina e ajudar o cabelo a recuperar sua cor natural, fantástico!

Se você está percebendo os primeiros fios brancos e não os quer de forma alguma, corra já para um dermatologista idôneo e converse a respeito, pode dar certo.