Adolescentes que pulam café da manhã engordam e têm baixo rendimento

Da Redação

Com a volta às aulas, os adolescentes acordam cansados porque ainda estão fora do ritmo e costumam ignorar o café da manhã. Um hábito ruim que aumenta as chances para o ganho de peso e baixo rendimento escolar.

Continua após publicidade

"Sem comer pela manhã, os adolescentes chegam ao lanche do intervalo com fome e abusam de alimentos calóricos, ricos em gorduras e carboidratos. Isso condiciona o organismo de maneira errada. O ideal é se alimentar a cada três horas de forma equilibrada", alerta a nutricionista Adriane Alves Marchisete.

O café da manhã é o momento ideal para que sejam consumidas fibras por meio de cereais, frutas frescas e sucos naturais. De acordo com a especialista, as fibras são essenciais para manter o bom funcionamento do intestino e evitar problemas de constipação – intestino preso.

A nutricionista ainda lembra que o café da manhã é também um momento oportuno para ingestão de leite e seus derivados, fontes de cálcio e vitamina D. "O cálcio é essencial para a formação dos ossos e prevenção de osteoporose. Já a vitamina D auxilia na absorção de cálcio", destaca.

Café da manhã ideal

Continua após publicidade

Mas também não é necessário abusar. A refeição matinal deve representar 25% das calorias que consumirá ao longo do dia. O ideal é que o café da manhã inclua laticínios (leite e derivados), cereais ricos em fibras, pães integrais, frutas ou sucos naturais.

Ao dormimos o organismo gasta energia para manter funções básicas, como controle cardíaco, respiração, equilíbrio de temperatura, e esse complexo mecanismo consome calorias. "Por isso é importante se reabastecer na primeira refeição do dia. E pesquisas já mostraram que pular essa refeição diminui a função cognitiva e a capacidade de concentração", destaca.

Se todas essas consequências não bastam para convencer os "sem-café da manhã", é bom saber que o hábito também engorda. "O cérebro percebe que o organismo está sem energia armazenada e faz com que as pessoas comam mais e alimentos calóricos na primeira oportunidade", finaliza.

Continua após publicidade