Caminhada em ritmo intenso pode trazer os mesmos benefícios de uma corrida?

por Simone Sarti

"Gostaria de saber se caminhada de uma hora em ritmo alto tem efeito semelhante ao de uma corrida, pois tenho varizes e quando corro elas doem muito."

Continua após publicidade

Resposta: Os efeitos da caminhada e da corrida são semelhantes, sim, pois são duas atividades aeróbias e, portanto, as duas trabalham o sistema cardiovascular, circulatório, resistência e fortalecimento muscular e perda de peso.

Essas atividades diferem entre si principalmente no gasto calórico. Considerando a mesma duração e uma velocidade aproximada de 7 Km/h (pois menos que isso, você não consegue correr e mais do que isso você não consegue caminhar), realizando as duas atividades nessas condições, o gasto calórico será maior na corrida, pois a atividade em si, pela própria mecânica do movimento, exige mais esforço do indivíduo, mesmo sem considerarmos peso corporal, nível de condição física, etc).

Se seu objetivo for então, maior gasto calórico, deverá compensar caminhando um tempo maior do que faria na corrida. Então, não é necessário só correr para se obter benefícios. Porém, a caminhada e outras atividades aeróbias devem ser feitas monitorando a frequência cardíaca para assim você trabalhar dentro de limites que lhe tragam benefícios.